Advertisement

Responsive Advertisement

O que é Atitude? Por Max Gehringer

É o principal ponto de desenvolvimento entre chefes e subordinados
Muitos funcionários já ouviram referências a algumas de suas atitudes. Tem gente que não consegue progredir na carreira porque não tem atitude. Tem gente que progride apesar delas. E tem gente que usa a palavra como escapatória, como se ela fosse auto-explicativa, para não dar maiores explicações. Realmente, hoje em dia atitude é ua palavra abundante em sinônimos. Por exemplo:

De “decisão”: “Precisamos tomar uma atitude”.
De “comportamento”: “Não gostei nenhum pouco dessa sua atitude”.
De “ação”: “São atitudes como essa que fazem um grande vendedor”.
De “determinação”: ”O time voltou para o segundo tempo com mais atitude”.
De “posição”: “Ele esta assumindo uma atitude preguiçosa”.
De “aceitação”: “Você precisa ter uma atitude menos critica com relação à empresa”.
De “sei lá”: “Ah, ela tem, assim, atitude, sabe?”.

Atitude é exatamente a mesma coisa que aptidão (a palavra original era “aptitude”). E significava “estar preparado, física e mentalmente, para executar uma tarefa”. Só que, aí, a palavra perde completamente o charme. Porque atitude dá a impressão de ser algo muito mais cósmico. No dicionário Houaiss, a primeira definição de atitude é “a maneira como o corpo (humano ou animal) está posicionado”. Atitude seria a chamada “pose” – e sei que muita gente concordará com isso.

E por, falar em animais, o leão é um que tem atitude. E, como todo chefe, vivia incomodado com os súditos que não mostravam atitude. Principalmente a tartaruga. E disse: “Se você pensar bem, tartaruga, o ser humano nada mais é que um macaco que teve atitude. E veja onde ele conseguiu chegar na carreira”. E o leão continuou: ”Não é que queira me gabar, mas veja o meu caso. Em minha casa, quem vai à caça é minha senhora, dona leoa. Além disso, ela cria nossos filhotes. O que eu sei fazer é rugir. Por isso, minha vida se resume a comer bem, a fazer sexo e a dar ordens. Sabe por quê? Porque tenho atitude”. E a tartaruga, após 45 minutos, assentiu. Já demonstrando impaciência, o leão perguntou se a tartaruga tinha entendido o feedback. E a tartaruga, uma hora depois, respondeu: “Sabe, Vossa Majestade? Não quero ser rei. Nem pretendo se o mais veloz dos animais. Nem o mais bonito, nem o mais forte. Essa é a minha atitude: quero ser o que sou, e não o que os outros querem que eu seja. Já disse isso para o seu falecido bisavô. E, um dia, vou dizer isso para o seu bisneto”. E os dois ficaram se olhando, ambos convencidos de que o outro jamais entenderia o que é atitude.

Do mesmo modo que alguns chefes e alguns subordinados se olham. Porque um sempre acha que atitude é o que já tem de sobra. E o outro sempre acha que atitude é o que está faltando.

Fonte: revista você s.a., de março de 2006.

Postar um comentário

5 Comentários

Anônimo disse…
ate que é boom isso valeu
sem problemas estamos aqui pra ajudar
Anônimo disse…
nao vi nada nisso
ok, obrigado, particularmente eu gosto deste texto do Max,eu li na revista ao qual era assinante na época.

Gosto de saber a opinião de nossos leitores,e reforço o convite para ler outras matérias e comentar.

um abraço
Anônimo disse…
"Porque um sempre acha que atitude é o que já tem de sobra. E o outro sempre acha que atitude é o que está faltando".

Exatamente!!!

Chris