Coluna do Marcelo - FMP – Fixação de Meta Pessoal


FMP – Fixação de Meta Pessoal

Descubra o caminho a ser seguido

Fixar uma meta a ser atingida, ajuda a ter um norte na vida. Este método é extremamente importante para termos uma perspectiva de futuro. Sabemos que não podemos mudar o passado, mais o futuro ainda não foi definido, isso nos leva a um passo importante o “presente”, você pode transformar a visão de futuro, dependendo das decisões tomadas no agora, e se não planejamos bem este “presente” não teremos parâmetro a ser seguido.

Observe a importância de se ter uma meta. Passamos parte da adolescência aproveitando e em um piscar de olhos chega o vestibular, e temos que fazer uma escolha, mas estabelecemos uma meta: “ser aprovado no vestibular”, depois disso criamos de maneira simples ou complexa uma trajetória a ser seguida para atingirmos este objetivo, e nos adaptamos ao longo do caminho. A busca desta meta facilita todo o trabalho na tomada de decisões.

A partir deste ponto percebemos que as metas pode ser alavanca motivacional que precisamos, fortalecendo a confiança e a auto-estima.

Buscar o foco

Ao definir um foco e tentar atingi-lo, ajuda você como pessoa – ou empresa – a maximizar seus resultados, possibilitando um planejamento a longo prazo e no curto prazo um fator motivador, desta forma você poderá centrar na aquisição de conhecimentos específicos, na organização do tempo e de todos os recursos que se faça necessário.

Vamos imaginar a gestão de um projeto sem o escopo, neste caso não podemos definir esse planejamento como projeto. Para nosso caso se determinamos uma meta, um objetivo, poderemos mensurar o tempo necessário, o conhecimento, os recursos e toda as ferramentas para atingirmos este escopo.

Parafraseando Peter Drucker: “não podemos mensurar o que não conhecemos”

E a medida que cada parte do objetivo – devidamente previsto – for sendo atingida, você terá o domínio de sua vida. Lembre-se, até atingir a meta você poderá descobrir que seu foco atual é diferente do inicial, assim, não crie algo engessado com relação a sua meta, pois a busca desesperada por este foco pode levar você a perder o controle de sua vida.

Iniciando a Definição Pessoal

Podemos comparar o inicio da determinação das metas como varias caixas, uma dentro da outra, a medida que conseguimos abrir uma caixa maior existe outra para nos lembrar que, devemos continuar até abrirmos a todas as caixa, e que a caixa seguinte é menor demonstrando que estamos no caminho. Simbolicamente a caixa maior representa nosso maior sonho, o qual você deseja para sua vida. Então como proceder, a sugestão é desmembrar as nossas metas, seguindo os seguintes passos:

1 – Defina o que você deseja fazer na vida, mesmo que em grande escala – o objetivos que você deseja alcançar.

2 – Crie ciclos dos seus objetivos, transforme seus sonhos em objetivos menores (relacionados), que precisam ser alcançados em relação a grande meta.

3 – Se os ciclos estão bem definidos, agora é “planejar e planejar”, como será atingida cada uma das metas (objetivos) menores.

4 – Uma vez planejado siga com os trabalhos para atingir cada um dos seus objetivos.

Lembre-se se um dos objetivos menores estiver ficando fora do alcance, parta para outro objetivo paralelo no mesmo ciclo, e depois retorne ao anterior, isso manterá a motivação em alta. Comece a trabalhar com essas metas levando em conta, o que você pode realizar no momento com os recursos disponíveis.

Seus Objetivos na Vida

Vamos ponderar as metas a serem atingidas em relação ao tempo, colocar na “linha do tempo” quando poderemos atingir cada meta menor definida e a “grande meta”.

Projetar no futuro o que desejamos alcançar - lembre-se que metas de vida só a longo prazo, não falo de seis meses e sim de pelo menos sete a dez anos – assim você terá uma visão do todo e facilitará a tomada de decisões.

A cobertura de partes importantes da sua vida, você deverá questionar, pergunte a si mesmo tudo que for importante, de forma a tornar tudo mais claro e mensurável, como por exemplo, carreira: Qual o nível que pretende alcançar na carreira? Financeiro: Quanto você quer ganhar? Educação: Existe algum conhecimento, habilidades ou informações que você deseja adquirir? Família: Você quer ser pai(mãe)?

E assim sucessivamente, vai depender do que você considera importante para sua vida.

Utilize a ferramenta de “brainstorm”, dedique algum tempo realizando uma tempestade mental par saber em que categoria ou categorias da sua vida você quer atingir. E refaça o “brainstorm” sempre que se achar perdido, certificando que as metas são as suas e não de outras pessoas ou familiares.

A Caminho dos Objetivos da Vida

Depois que você já estabeleceu as metas na “linha do tempo”, novamente planeje, reveja os objetivos de forma a ter uma meta para os próximos 25 anos, e reduza de 5 em 5 anos, e em seguida reveja as metas para daqui a 1 ano, e daqui a 6 meses, assim você possuirá uma meta a ser perseguida. Lembrando que tudo é uma seqüência, um plano depende do outro, partindo de suas necessidades.

Para facilitar todo o processo, segue algumas sugestões:
Crie uma lista de tarefas diárias, ou semanais – coisas que você deve realizar no agora. 
Determine quais cursos, livros, ou seja, quais informações devem ser adquiridas. 

Lembre-se é um planejamento da sua vida, sempre faça revisões (acompanhamento) para saber se você segue o caminho desejado.

Seguindo o Caminho

Depois de ter decidido o seu primeiro conjunto de planos, mantenha o seu processo em curso, revendo e atualizando a sua lista de tarefas numa base diária ou semanal. Rever periodicamente os planos a longo prazo, e modificá-los para refletir as suas novas prioridades e experiências.

Dicas de Fixação de Metas

As seguintes orientações irão ajudá-lo a definir metas eficazes: 
  • Escreva cada meta como uma declaração positiva - expresse suas metas positivamente; 
  • Seja preciso – definir com precisão a meta, colocando datas e horários para que você possa medir a conquista; 
  • Definir prioridades – quando você tem vários objetivos, der a cada, uma prioridade; 
  • Escreva as metas estabelecidas – tente cristaliza-las e dar-lhes mais força; 
  • Manter as pequenas metas operacionais – manter o baixo nível das metas que você esta trabalhando em prol das metas pequenas e realizáveis; 
  • Definir metas de desempenho e não resultados objetivos – você deve ter cuidado ao definir metas de forma que você tenha o máximo de controle possível; 
  • Definir metas realistas – ponha o pé no chão, e defina metas que você pode alcançar. 

Atenção: suas metas irão mudar com o passar do tempo. Ajusta-las regularmente de forma a refletir o crescimento do seu conhecimento e experiência, é aconselhável. E se uma das metas não detêm qualquer atração por mais tempo, então a deixe de lado.

Pontos Principais

Os pontos principais desta metodologia são:

1 - Decidindo o que é importante para você atingir na sua vida, fica mais fácil de saber onde deseja chegar;
2 - Separar o que é importante do que é irrelevante, ou uma distração;
3 - Motivar a si mesmo e as pessoas do seu convívio; e
4 - Construir a sua autoconfiança, com base no êxito da metas.

Se você não fixa metas, aproveita a oportunidade para começar agora. Como você realiza esta técnica durante parte de sua vida, você vai verificar a sua carreira acelerando, e você vai se questionar como chegou até o agora sem este método, e concluirá que, inconscientemente utilizou esta técnica para chegar onde está e que poderia ter ido ainda mais longe.

Por Marcelo Cabral
Consultor

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More