Conheça os erros mais comuns durante uma conversa e saiba como você pode evitá-los
A forma como você se posiciona durante uma conversa pode ser decisiva para que as pessoas gostem ou não da sua companhia. Se não conseguir estabelecer um diálogo fluído, pode ser prejudicado em várias áreas da sua vida, inclusive na sua carreira. Por isso, tente dar mais atenção à forma como age quando fala com alguém. A seguir, confira os erros mais comuns e aprenda como evitá-los:
1. Falar muito rápido
Falar muito rápido durante uma conversa pode fazer com que a pessoa com quem está conversando não entenda bem a mensagem que você pretende transmitir. Além disso, essa atitude pode causar nervosismo ao seu interlocutor. Por isso, faça pausas entre as suas frases.
2. Fazer muitas perguntas
Fazer muitas perguntas pode causar a impressão de interrogatório, deixando a outra pessoa desconfortável com a situação. Para evitar isso, basta fazer perguntas menos específicas. Espere pela resposta em vez de disparar de imediato outra pergunta, e desenvolva as conversas a partir do que a pessoa possa responder.
3. Falar muito sobre si
Procure perceber se nas suas conversas você tem o hábito de chamar a atenção o tempo todo sobre si mesmo, falando sobre os seus problemas, ambições, trabalhos, entre outras coisas. Se esse for o seu caso, é preciso mudar já, caso contrário poderá cansar as pessoas, deixando a impressão de ser uma pessoa egocêntrica. Mostre que tem interesse pelo que os outros têm a dizer e desenvolva os assuntos a partir disso.
4. Querer estar sempre certo
Algumas pessoas agem como se estivessem num campo de batalha durante uma simples conversa, querendo provar que os seus argumentos são sempre os corretos. Caso tenha esse hábito, o melhor a fazer para evitá-lo é aceitar que cada um tem uma opinião diferente e como tal deve respeitá-las para que receba esse mesmo respeito de volta.
5. Não ouvir o que o outro tem a dizer
Um dos maiores erros que pode cometer durante uma conversa é não ouvir o que o outro tem a dizer, interrompendo a pessoa sempre que ela começa a falar. É possível que faça isso sem se perceber, no entanto, é importante que tenha cuidado. Preste atenção ao que os outros dizem.
6. Ser rude
Lembre-se de ser sempre gentil durante uma conversa. Tentar mostrar-se superior aos outros é um erro que deve evitar. Isso pode afastar muitas pessoas.
7. Linguagem corporal
Já alguma vez tentou analisar a sua linguagem corporal durante uma conversa? Tente observar se a maneira como se posiciona não afasta as pessoas. Por exemplo: manter os braços cruzados pode causar a impressão de que não quer ter um diálogo. Por isso, tente relaxar e manter-se neutro, fazendo contato visual e sorrindo algumas vezes para mostrar simpatia.
Fonte: noticias.universia.com.br
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