Saiba o que fazer para atrair o público e faturar mais
Por Jeff Wuorio -
O mouse do computador pode clicar, os pedidos podem ser enviados por correio, mas ainda existe apenas uma maneira de garantir o sucesso de lojas de rua. É conseguir que os clientes passem pela porta de entrada. Atrair pessoas para uma loja de verdade continua sendo fundamental para a saúde dos negócios. Aqui estão sete dicas para ter muitas pessoas circulando em sua loja.
1. Faça uma grande inauguração
Está planejando abrir um negócio? Torne o dia da inauguração o mais importante possível. Sirva comida, ofereça brindes e providencie outras diversões para que o dia seja inesquecível. E, enquanto isso, anote quem aparecer. “Nada é tão poderoso quanto uma grande inauguração para atrair clientes”, afirma Robert Smith, de uma empresa de relações públicas. “Porém, depois que as pessoas chegarem, anote os nomes e endereços ou peça cartões de visita.”
2. Planeje outros eventos promocionais
Só porque seus negócios estão funcionando há algum tempo, não significa que você deve eliminar as comemorações. Qualquer evento promocional que chame atenção pode trazer resultados. Pense em sorteios e brindes e anuncie o evento para quantas pessoas seu orçamento permitir. Se os seus negócios tiverem alguma ligação com uma celebridade local (por exemplo, um escritor ou atleta), a presença dela pode chamar mais clientes. No entanto, não importa o que você faça, deve ser original e atraente. Os eventos promocionais devem ser muito divertidos e diferentes. Senão, as pessoas não vão.
3. Torne sua empresa digna de notícias
Ter clientes no dia de um evento é uma coisa. Atrair movimento depois desse dia é outra. Por isso é importante ir atrás da mídia sempre que for possível. Por exemplo, doar parte do rendimento de um dia para a caridade pode render um artigo no jornal local. Mudando completamente de direção, veja se uma estação de rádio estaria disposta a fazer uma transmissão ao vivo no dia do seu evento. A chave é chamar a atenção de clientes que não podem ir até você naquele dia exato. Isso garante clientes no futuro. Quanto mais criativo for o evento, mais provável será um jornal escrever sobre ele. E mais provável será que os clientes leiam a respeito e queiram visitar.
4. Faça uma liquidação
Antiquado? Talvez. Ainda assim, nada mais sedutor do que um produto com preço mais baixo por apenas alguns dias. E, embora a ideia de fazer uma liquidação pareça preguiça para algumas pessoas, os avanços tecnológicos tornaram esses eventos mais poderosos do que nunca. Por exemplo, se você tiver um banco de dados de clientes, pode entrar em contato com eles por e-mail e avisá-los das próximas liquidações e outras promoções. Para aumentar a clientela, peça que eles passem o e-mail para outras pessoas. Isso não é apenas eficaz, mas também é barato, já que você não está gastando dinheiro em listas de contatos generalizadas que só irritam as pessoas que não estão interessadas nos seus produtos. “Ofertas que chegam com um ar de urgência sempre conseguem trazer clientes para as lojas”, avisa Irene Dickey da faculdade de administração da Universidade de Dayton, nos EUA.
5. Faça um seminário ou curso
Aumentar a clientela nem sempre envolve vender um produto ou serviço. Atualmente, a educação é muito importante e os clientes querem aproveitar ao máximo o que compraram. Assim, seminários e cursos dentro da sua loja são ferramentas poderosas para atrair clientes. Por exemplo: se você for dono de uma empresa de contabilidade, ofereça cursos sobre como reduzir os impostos que as pessoas pagam. Lojas de material esportivo podem realizar muitos eventos, desde treinamentos até seminários de nutrição. Porém, não importa o que você faça, anuncie aos quatro ventos. Promova o evento com avisos dentro da loja, folhetos, anúncios e comunicados para a imprensa. Muitas lojas fazem e têm muito sucesso.
6. Faça um acompanhamento dos seus contatos
Até mesmo o evento promocional mais bem planejado não tem valor se você não aproveitar o contato inicial. Incentive a clientela mantendo contato com as pessoas. Avise-as sobre eventos que, de outra maneira, não chamariam muita atenção. Incentive-as a passar a notícia adiante, para amigos e vizinhos. Um bom evento é só meio caminho andado. Se você quiser um movimento constante de clientes, você tem que fazer um acompanhamento. Envie ofertas, anúncios especiais ou qualquer coisa que possa levá-los para a sua loja.
7. Valorize o atendimento ao cliente
Uma vantagem das lojas físicas em relação às encomendas e à internet é o relacionamento com os clientes. Eventos especiais podem ser ótimos para atrair a clientela, mas o que faz as pessoas voltarem à loja (e falarem bem dela para os amigos) é o conhecimento dos produtos e o bom humor que só existem cara a cara. Os produtos podem ser mais baratos pela internet ou pelo correio, mas conhecer os clientes e o que eles valorizam pode superar esses limites. E, em troca, pode gerar um movimento constante por muito tempo.
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