Professora explica como definir seu produto ou serviço ao empreender
Por Priscila Zuini
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo
Ter uma ideia de negócio é o ponto de partida para empreender, e empreendedores são pessoas de ideias. Mas ter somente uma ideia não é o suficiente para ter um negócio.
Sua ideia precisa realmente representar uma oportunidade de mercado, ou seja, é necessário que você valide a hipótese que existem clientes dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você quer desenvolver.
Portanto, ter uma ideia de negócio que representa uma oportunidade de mercado é quando você percebe uma forma de resolver um problema (oportunidade!) de um determinado segmento de pessoas ou empresas (clientes!) através de um produto ou serviço.
É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade do cliente que pretende atender.
Nessa fase de planejamento não se esqueça de que as melhores pessoas confirmar se de fato seu produto ou serviço funciona é o seu potencial cliente. Lembre-se de sempre levar em conta a perspectiva do cliente.
Posicione seu produto ou serviço com um benefício importante e significativo, que faça com que as pessoas estejam dispostas a pagar. Clientes não compram um produto ou serviço em si, mas sim, seus benefícios. Eles pagam para ter seus problemas e necessidades resolvidos.
Nesse ponto procure refletir sobre o que torna seu produto ou serviço único, o que o torna melhor que o da concorrência. Tente responder as seguintes perguntas:
1. O que é o meu produto ou serviço e o que ele faz?
2. Como meu produto ou serviço resolve um determinado problema?
3. Em que ele é diferente de outros produtos e/ou serviços?
4. Quem o comprará? Quem serão meus clientes?
5. Porque eles o comprarão?
6. Como o produto ou serviço poderá será promovido e vendido/oferecido?
Respondida essas perguntas, você estará muito mais preparado para definir tanto seu planejamento estratégico quanto o de marketing, e posicionar de forma correta seu produto ou serviço no mercado em que pretende atuar.
Cynthia Serva é coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.
Fonte: exame.abril.com.br
Fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários