As empresas não estão promovendo as pessoas certas, diz uma pesquisa
Baseando-se em análises de desempenho e resultados, uma pesquisa do Instituto Gallup concluiu que uma das decisões mais cruciais tomadas por uma empresa sempre é a escolha de seu diretor. Até aí, nada muito fascinante. Mas... a mesma pesquisa mostra que as empresas falham em 82% de suas tentativas de nomear o chefe certo. E maus líderes podem custar bilhões de dólares, ou mesmo levar a empresa à falência.
O Gallup estima ainda que líderes são responsáveis por até 70% na variação de engajamento profissional dos funcionários, o que explica por que o envolvimento é tão precário – apenas 13%, na média mundial. E essa média baixa persiste nos últimos 12 anos, significando que a maioria dos funcionários no planeta pouco contribui para desenvolver empresas e a própria atividade profissional. Para obter esses dados, o instituto avaliou centenas de organizações de variados ramos, tamanhos e localizações, com um total de 27 milhões de funcionários. Em quase todas, um mesmo fenômeno: as métricas de desempenho e produtividade oscilavam de forma expressiva entre as unidades de trabalho, intrigando os gerentes sobre sua causa.
A conclusão foi que apenas um de cada dez líderes apresenta as características necessárias para promover o engajamento dos funcionários: ser motivadores, assertivos, transparentes nas contas, relacionar-se bem e tomar decisões baseadas em produtividade, não em política interna. Nas unidades mais engajadas há melhor desempenho e qualidade de resultados, e menos faltas, rotatividade e acidentes.
Fonte: Época Negócios
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