Advertisement

Responsive Advertisement

Como Criar Uma Startup de Sucesso no Final de Semana

Em novo livro, os codiretores do Startup Weekend reúnem dicas práticas para quem deseja tirar uma ideia do papel

Por Camila Lam

É possível criar uma startup de sucesso durante um final de semana? Sim, é possível. A obra Startup Weekend – Como Levar uma Empresa do Conceito à Criação em 54 horas, de Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat, traz conselhos dos autores para quem deseja tirar uma ideia do papel e empreender.

Os autores também são os codiretores do Startup Weekend, instituição sem fins lucrativos e apoiada pela Kauffman Foundation. Criado em 2007, o evento Startup Weekend é voltado para empreendedores, desenvolvedores e designers, que se reúnem para compartilhar ideias e criar empresas. 

O evento já teve edições em mais de 500 cidades ao redor do mundo. Com a experiência dos eventos, os autores reuniram na obra dicas práticas e lições de empreendedorismo. 

Eles explicam, por exemplo, que na maioria das vezes, a troca de cartões em um evento não resulta em uma relação duradoura e não há troca de informações entre os presentes. O networking deveria ser orientado para que algo aconteça. 

Um bom começo para tirar sua ideia do papel é treinar a maneira como ela é apresentada. Explicar a característica mais básica de sua ideia não significa ser simplista.

Para eles, uma das coisas mais importantes para uma startup é buscar uma equipe talentosa. As habilidades dos membros do time precisam ser complementares e os interesses de todos precisam ser claros e alinhados. Além disso, é preciso muita energia e entusiasmo por parte dos integrantes.

Os autores acreditam que o modelo de negócios ideal para uma startup é seguindo o conceito de lean startup. Quanto mais enxuto, melhor. Além disso, os autores ressaltam a importância do desenvolvimento do cliente para o sucesso de um negócio. 

Entrevistar clientes potenciais, integrar o feedback ao produto e construir uma base de fãs e futuros clientes são alguns critérios de avaliação. Eles ensinam que a melhor maneira de tirar o máximo do público-alvo é fazer perguntas que não possam ser respondidas com um “sim” ou “não”. Ao invés de perguntar sobre a característica e o benefício, o ideal é questionar o que é mais interessante em relação a determinada característica.

Startup Weekend – Como Levar uma Empresa do Conceito à Criação em 54 horas

Reúne práticas e lições para empreendedores que desejam criar startups.

Autores: Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
Editora: Alta Books


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários