Esta época do ano é o melhor momento para alguns segmentos, como sorveterias, bares, entre outros
Por Karla Santana Mamona
O verão favorece as vendas do comércio brasileiro. Uma dos motivos é o horário de verão, que faz com que os consumidores voltem mais tarde para casa. No período, também são comuns as liquidações, que começam em janeiro, após as datas festivas e terminam em março, com a troca de coleção.
Esta época do ano é o melhor momento para alguns segmentos, como sorveterias, bares, entre outros. Um exemplo, é a MR. Mix, franquia especializada em milk shake. “Durante o verão, o faturamento médio cresce em torno de 30%”, explica o sócio fundador da franquia, Clederson Cabral.
Cabral afirma ainda que a estação mais quente do ano não é garantia de aumento nas vendas, isso porque as chuvas são comuns na estação. “No ano passado, choveu muito e isso atrapalhou porque as pessoas evitam sair de casa. Este ano, estou adorando este calorão”, brinca.
Cuidados
Para investir em um negócio sazonal é necessário ter alguns cuidados. O primeiro, segundo a diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt, é estar atento a data de inauguração. A dica da especialista é que a franquia seja aberta dois meses antes do verão. “O planejamento de abertura é fundamental. Abrir antes faz com que o franqueado esteja capitalizado.”
Outra orientação é ter o dobro de atenção em relação ao capital de giro. Lyana afirma que muitos empresários vêem o faturamento aumentar no verão e acabam gastando mais do que deveriam. “Muitos trocam de casa, compram apartamento e esquecem que o inverno irá chegar.”
Por fim, é necessário lembrar que quem compra um negócio deve sempre pensar do ponto de vista empresarial e não como consumidor, ou seja, enquanto muitos estarão se divertindo, o franqueado estará a todo vapor.
Franquias
Veja abaixo um lista de franquias que são beneficiadas com altas temperaturas:
(clique na imagem para ampliar)
Fonte: infomoney.com.br
Fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários