Por Márcio Oliveira
Como está muito na moda colar alguma definição de especialização junto à palavra Marketing, resolvi tentar conceituar o que chamo de Marketing de Integridade. Mas vamos falar primeiro do significado de Integridade. Ultimamente, tem sido constante a abordagem deste tema quando conversamos com nossos clientes, prospects ou parceiros.
Às vezes de maneira natural, outras vezes de maneira provocada, mas o mais interessante mesmo são os vários significados que aparecem para esta palavra, dependendo do ponto de vista de quem a define. Alguns significados inclusive controversos. Olhei em alguns dicionários e a definição de Integridade vem sempre ligada à outras palavras bem fortes também: Caráter, Retidão, Honestidade, Ética e Honradez.
Imagino que qualquer Empresa ou Marca gostaria de ter atributos assim sendo reconhecidos espontaneamente pelo mercado, certo? E, veja bem, reconhecidos de maneira espontânea, quer dizer que foi um COMPORTAMENTO anterior da empresa no seu RELACIONAMENTO com seus clientes que gerou esta percepção, e não o que ela falou em sua comunicação ou marketing, até porque, nunca vi, por exemplo, uma propaganda onde a empresa não queira mostrar que ela é muito boa e legal (salvo raras retratações). Aliás, e se uma empresa fizesse isso?? Seria realmente muito estranho?
Muitas empresas gastam fortunas em comunicação para tentar parecer o que elas no fundo, não querem mesmo ser. Algumas também gastam fortunas para treinar seus funcionários para dizerem que elas são algo que no fundo, eles não acreditam tanto assim. Na minha opinião, muita propaganda hoje em dia não é crível. Acaba sendo uma mensagem que passa batida. Mais do mesmo. E pode se reverter contra a empresa em algum momento. E não só as propagandas, como outras ações também.
Integridade é algo que tem que ser vivido em toda a empresa, tem que ser prática sincera e diária, tem que se acreditar que o resultado vai ser melhor muitas vezes fazendo o que pode parecer insano em termos de negócios.
Há alguns dias, conheci um pouco de um case onde uma grande empresa de serviços, após uma grande análise em sua base de clientes, tomou a atitude de entrar em contato com vários deles para dizer que o serviço pelo qual eles pagavam regularmente estava acima do que precisavam, e assim, ela reduziu conscientemente e espontaneamente um valor considerável do seu faturamento de curto prazo, em prol da satisfação dos seus clientes.
Mais do que isso, em prol de um Relacionamento realmente Íntegro. Consequência, ela é uma das empresas mais bem reconhecidas do mercado e não pára de crescer. É perfeita? Lógico que não. Ninguém é e nem vai ser. Mas a integridade faz parte de sua essência. E isso transparece em suas ações e reflete no seu Marketing.
Talvez então, o melhor título deste artigo não seja Marketing de Integridade, pois a Integridade de uma empresa não pode estar a serviço do Marketing. Este sim é que pode ser um grande beneficiário, se uma empresa de fato for Íntegra no seu discurso e no seu comportamento.
Tudo isso pode parecer um discurso utópico para alguns, mas como citei no case, Integridade não significa perfeição. Significa atuar de modo que nem sequer seja possível imaginar a necessidade de uma intervenção de algum órgão regulador em um setor do mercado, por simples má-conduta consciente dos principais players, como aconteceu com o de Telecomunicações.
Muitas vezes, Integridade vai significar apenas fazer o básico ou o que é esperado primeiro e de maneira natural, não como diferencial. Com isso feito, o Marketing vai ajudar a vender o resto.
Para finalizar, queria deixar uma definição de Integridade que li recentemente e que acredito que resume bem esta questão: “Integridade é fazer a coisa certa quando ninguém está olhando”.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
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