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7 Maneiras de Manter a Calma em Momentos de Crise

O líder do século 21 deve enxergar oportunidades em circunstâncias adversas

Glenn Llopis, em um artigo para a Forbes, deu dicas de como manter a calma em situações conturbadas e salientou a importância da compostura em um líder. Trabalhar com gestão significa lidar constantemente com mudança e renovação. Por esse motivo, no ambiente de trabalho, líderes devem, mais do que todos, manter a compostura. Eles precisam ter equilíbrio, agilidade e paciência para minimizar o impacto da incerteza. Preparação, maturidade e perspicácia, qualidades intrínsecas aos líderes, são percebidas na maneira como eles respondem a crises e aos demais tipos de pressão. 

A compostura de um líder é refletida em sua atitude, linguagem corporal e presença global. Com a evolução no âmbito dos negócios, foi visto que liderança não está apenas em elevar o desempenho e o desenvolvimento das pessoas, mas em fazê-las segurança no ambiente corporativo. Nenhum colaborador vai se dedicar 100 % à corporação se trabalhar sendo impulsionado pelo medo de perder o emprego.

O líder do século 21 deve enxergar oportunidades em circunstâncias adversas. Ao em vez de entrar em pânico, quando surpreendido com um contratempo, eles se aproveitam da compostura e do bom senso para encontrar as causas do problema e resolvê-lo imediatamente. Muitas vezes as crises resultam da falta de compostura.

Em tempos de mudança e incerteza, quando um líder apresenta qualquer sinal de imaturidade e falta de preparação, os funcionários se sentem inseguros e desprotegidos. Aqui estão sete maneiras de manter a compostura durante momentos de muita pressão:

1. Não deixe que suas emoções assumam o controle

Gritar e se deixar levar pelas emoções em tempos difíceis é o menos indicado a fazer. Líderes experientes demonstram preocupação e cuidado, mas não ao ponto de deixar que as emoções se tornem uma distração. Eles são controlados e acostumados a não transparecer nervosismo.

2. Não leve as coisas para o lado pessoal

Caso os planos não se desencadeiem como foram concebidos, não leve para o lado pessoal. As decisões de negócios nem sempre são bem-sucedidas porque há fatores circunstanciais que interferem no processo.

Como líder, você deve manter a calma e lembrar que não precisa justificar suas ações. Quando as coisas são levadas para o pessoal, é difícil manter a compostura e fazer os demais funcionários acreditarem que você tem tudo sob controle.

3. Mantenha uma atitude positivo

As ações do líder estão sempre sob o olhar atento dos colaboradores, por isso, a chefia deve permanecer com uma atitude positiva, mesmo em situações temerárias. Assim sendo, crie uma dinâmica positiva para um ambiente de trabalho mais saudável e para manter os funcionários inspirados,

Uma atitude positiva pode neutralizar o caos e permitir que o líder mantenha-se focado.

4. Permaneça sem medo

Em períodos de crise, temer as circunstâncias desfavoráveis, além de aumentar nossa vulnerabilidade, faz com que deixemos de agir racional e objetivamente. Quando você entra em pânico, sua mente perde o foco. 

Projetar confiança é uma função do líder que. Nos momentos de incerteza, sobretudo, ele deve permanecer destemido e passar seriedade - ao invés de fraqueza - para aqueles que lidera.

5. Responda decididamente

Se você mantiver compostura, nunca vai apresentar qualquer sinal de dúvida. Quem trabalha com líderes que se comunicam repassando convicção, confiança e autoridade, tem a sensação de que tudo está como deveria.

6. Assuma responsabilidade

Quando você toma a decisão de assumir toda responsabilidade, está agindo verdadeiramente como um líder. E é preciso ser bastante responsável para ter a iniciativa de adotar as medidas necessárias para resolver os problemas antes que a situação saia de controle.

7. Aja como se já tivesse estado lá

Grandes líderes sabem que um dos métodos mais eficazes de não perder a compostura ao enfrentar dificuldades é agir como se já tivesse passado por “isto” antes. Os donos de uma forte presença executiva tratam seus conflitos com elegância e naturalidade. Pela experiência que possuem, tendo solucionado inúmeros problemas similares, vão ser pacientes e compassivos com as inquietações dos servidores.

Durante tempos de crise e de mudança, é muito fácil perder a compostura e se deixar contaminar pelo medo e preocupações. E são essas situações que diferenciam os líderes dos demais. Líderes enfrentam os impasses com calma e controle; sempre de cabeça erguida.

Com informações da Forbes.

Fonte da imagem: Clique aqui




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