Em muitas situações cotidianas procuramos causar uma boa impressão, persuadir pessoas em uma negociação, convencer um entrevistador de suas habilidades e ser contratado, enfim, são varias as situações onde precisamos utilizar as palavras certas.
O processo de comunicação não é algo fácil de dominar, com o conhecimento das técnicas, é possível obter mais sucesso. Parafraseando Aristóteles “somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência, então, não é um modo de agir, e sim um hábito”. Dito isso, não basta conhecer as técnicas, é preciso praticar até que vire um hábito. Precisamos cuidar do que sai da nossa boca, e assim se preparar para situações onde tenha muita coisa em jogo, como uma entrevista de emprego, por exemplo.
A Universidade de Yale realizou um estudo para identificar as palavras mais persuasivas da língua inglesa. A conclusão que chegaram foi que a palavra mais persuasiva é “YOU”, ou seja, “você”. Isso se explica pelo fato de que todos nós gostamos de ser reconhecidos e admirados, adoramos saber que somos levados em consideração.
Em uma situação de atendimento ao cliente onde, comentamos: “a clientela da nossa loja consegue instalar este produto”. Teremos um melhor resultado se trocarmos a expressão acima para “você consegue instalar o nosso produto”. Fazendo o cliente acreditar que é capaz.
Percebe a diferença?
No estudo da Universidade de Yale, ainda cita outras 11 palavras mais persuasivas.
2. Dinheiro
3. Economizar
4. Novo
5. Resultado
6. Saúde
7. Fácil
8. Segurança
9. Amor
10. Descoberta
11. Comprovado
12. Garantia
Podemos treinar o uso destas palavras em situações diárias para nos tornarmos mais persuasivos.
Uma resalva para a palavra “você”
Durante discussões acaloradas, uma briga ou uma conversa para resolver um problema, usar frases como “você sempre” / “você disse” / “você acha” pode não ajudar, pois a persuasão pode virar contra você. Para estes casos recomendo colocar “eu” antes de “você”.
Pratique e fique atento para as oportunidades que “você” pode se proporcionar.
Marcelo Cabral, texto adaptado do livro “UAU! Como causar uma ótima impressão”.
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