Lucas Diniz, especialista em redes sociais, dá a dica para empreendedores
Por Priscila Zuini (Escrito por Lucas Diniz, especialista em redes sociais)
O trabalho de gerenciamento de redes sociais exige muita atenção aos diferentes tipos de conteúdo, abordagem e interação, além das inúmeras postagens e atendimento ao cliente. Para auxiliar neste trabalho, seja no acompanhamento de percepções de usuários, seja no agendamento de postagens em diferentes horários, diversas ferramentas gratuitas estão disponíveis na web.
Selecionamos algumas delas, que não anulam a dedicação e comprometimento da gestão de redes, mas com certeza podem contribuir na organização e alcance dos conteúdos divulgados.
1. Hootsuite: Sem dúvida a ferramenta mais popular de gerenciamento de redes sociais. Através de um painel é possível acompanhar em tempo real suas contas no Twitter, Facebook, Google+, Linkedin, Foursquare e Wordpress, adicionando-as em abas que facilitam a visualização.
Em cada aba também é possível filtrar palavras-chave de interesse de sua marca e verificar todas as citações sobre o tema. Além disso, há a possibilidade de agendamento de posts, definindo conteúdos para todas as redes em horários e datas específicos. Através desses agendamentos também é gerada uma tabela de controle, onde são exibidos todos os posts, futuros e passados, divididos por dia e hora.
Outra vantagem da ferramenta é o acesso facilitado à métricas de todas as redes, além da elaboração de relatórios automatizados. Apesar do Hootsuite possuir versão PRO e paga, sua versão free já é bastante eficiente e profissional. Recentemente uma nova e interessante funcionalidade foi inserida (também na versão grátis): é possível automatizar o agendamento de posts através de uma verificação do Hootsuite sobre melhor dia e horário.
2. Buffer: um dos principais concorrentes do Hootsuite. Trata-se de uma ferramenta gratuita (que também oferece uma versão paga) com funcionalidades bastante semelhantes. O layout mais limpo e intuitivo talvez seja o seu principal atrativo. Da mesma forma, permite que redes sociais como Twitter, Facebook, Linkedin e Google+ sejam gerenciadas ao mesmo tempo, além de fornecer informações analíticas sobre dados de acesso e interatividade. Suas possibilidades de agendamento também são bastante maleáveis, permitindo mais padrões de mudança até a publicação do post.
3. MarketMeSuite: Que tal integrar o acompanhamento e gerenciamento de redes sociais à busca de potenciais clientes para seus produtos e serviços? Esse é o objetivo do MarketMeSuite. Além de permitir o agendamento de postagens, troca de informações entre redes e interação com usuários através de mensagens automatizadas, a ferramenta ajuda na localização de seu público-alvo e potenciais influenciadores através de pesquisas por palavras-chave e localização. O aplicativo é gratuito, mas conta também com versão paga que permite a integração de mais redes sociais e acesso a informações mais específicas.
Fonte: exame.abril.com.br
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