Branding deve alinhar toda a empresa à estratégia de Marca e tem como objetivo criar uma proposta de valor – definição da essência da Marca e de seus atributos
Por Ana Couto Branding
Você já ouviu falar em Branding? Sabe qual é a sua função para a Marca? Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre o assunto e tire suas principais dúvidas acerca do segmento.
O papel do Branding é estratégico
Verdade. O Branding deve alinhar toda a empresa à estratégia de Marca e tem como objetivo criar uma proposta de valor – definição da essência da Marca e de seus atributos. Também é responsável por alinhar a cultura corporativa com os objetivos de construção do negócio no longo prazo, buscando maior diferenciação e relevância para seus públicos de relacionamento.
Com a definição do papel da Marca, criamos a estratégia de negócios que define qual oferta de produtos e serviços deve concretizar e expressar a proposta de valor da Marca. Por último, porém não menos importante, temos a estratégia de comunicação, que informa a todos os públicos o diferencial competitivo e o posicionamento da Marca, sendo consistente em todos os pontos de contato, como, por exemplo, em campanhas na mídia, nas redes sociais, nas promoções, etc.
Branding não tem nenhuma ligação com o design
Mito. O Branding constrói todo o campo associativo da Marca, mas é o design que traduz seus atributos e seu posicionamento de forma mais eficaz. As pessoas percebem mais diretamente o sentido visual por meio da imagem, da cor e da forma e esse território é um grande aliado do Branding.
Uma Marca forte protege os negócios
Verdade. A Marca agrega valor à oferta de produtos e serviços da empresa, elevando seu valor financeiro. Uma Marca com boa reputação tem muito mais chances de criar fidelidade com seus consumidores, de lançar novos produtos, de entrar em diferentes mercados e, claro, de contratar e reter talentos. Em tempos de crise, Marcas fortes recebem dos consumidores uma segunda chance, diferentemente de Marcas desconhecidas, rapidamente descartadas.
Branding é só cuidar da imagem
Mito. O Branding tem que ir além da imagem. Marca bem forte tem o papel de construir um relacionamento diferenciado com todos os seus públicos de interesse, não só com o consumidor. Isso faz parte de uma boa estratégia de Marca.
O passado da Marca pode ajudar na criação de um novo Branding.
Verdade. Nunca negue suas origens. O passado é o ponto de partida para o futuro. Se a Marca tem uma história, compartilhe as informações com a agência de Branding. As Marcas de sucesso têm histórias para contar e as pessoas gostam de compartilhar. Se sua Marca tem anos de vida, com certeza ela também tem boas histórias. Descubra o quê desse tempo pode ser contado e resignificado para perpetuar e construir um futuro mais forte.
Branding é só para grandes empresas
Mito. Empresas de pequeno e médio porte também devem se preocupar em se diferenciar, criando valor e conquistando seus consumidores. Pelo fato de as pequenas e médias empresas terem menos recursos, investir em um trabalho de Branding garante alinhamento e assertividade em todos os esforços do negócio e da comunicação. Isso é representado pelo que realmente pode diferenciar seu negócio: sua Marca.
O consumidor tem um único papel: comprar
Mito. Seu consumidor pode ser acionista da sua empresa, trabalhar nela ou viver na comunidade que ela impacta. As grandes mudanças dos últimos 30 anos criaram consumidores multipapéis: acesso ao mercado de capitais, desenvolvimento das redes sociais, compra online e total informação sobre o produto, desde seu preço até seu processo produtivo. Portanto, trate seu consumidor como uma pessoa que pode cobrar de você uma postura perante o mundo.
Branding é um verbo no presente contínuo
Verdade. É uma ação que não para, não faz break, não descansa, não fica em stand by e não pausa.
Fonte: www.administradores.com.br
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