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Série SEU NEGÓCIO - Como Encontrar Nichos de Mercado Lucrativos


Por Marcelo Toledo

Não é novidade pra ninguém: aquele happy hour entre amigos ou churrasco para assistir ao jogo com a turma é o palco ideal para falar de negócios. E sempre tem alguém que fala sobre o “amigo do primo do vizinho” que está fazendo o maior sucesso na internet com um negócio inovador. Surge, então, aquela vontade de aproveitar a oportunidade que a rede oferece a todos e conseguir emplacar um empreendimento que seja lucrativo. Mas como?

O que o tal amigo do primo do vizinho fez foi nada mais que encontrar um nicho de mercado que oferece um ótimo retorno financeiro e investir em um empreendimento com esse foco. Não é algo fácil de se conseguir, mas não é impossível – abaixo seguem algumas orientações e dicas que com certeza ajudarão você a se tornar um empreendedor inovador e de sucesso.

Seu conhecimento e experiência valem ouro

Certo, então você tem vontade de construir um empreendimento, tem recursos e meios para isso, mas ainda não sabe qual será a natureza do seu negócio. Um ótimo começo é refletir sobre sua própria vida, experiências e gostos pessoais, e transformar isso em um investimento que dê retorno.

Por exemplo: suponha que você tem paixão por pescaria, está sempre procurando por um feriado prolongado para viajar e “cair no rio” e investe certo dinheiro em equipamento especial. Aliás, uma coisa que sempre incomodou você e seus amigos pescadores foi a falta de opções na hora de comprar equipamento: existem poucas lojas especializadas, e as que existem ou não têm itens de boa qualidade ou marcas de confiança, ou são caras demais, ou têm péssimo atendimento. Eis aí uma boa oportunidade!

Tendo detectado essa necessidade dos praticantes de pesca e aliando isso ao conhecimento que você possui na área, você pode abrir um e-commerce especializado em equipamentos para pescaria com todos os diferenciais que você procurava enquanto consumidor: bons produtos, bom atendimento (conhecimento de quem vende) e preços razoáveis. O sucesso, é claro, depende também de muitos outros fatores – mas tendo foco em um nicho de mercado bem conhecido é um grande passo para o lucro.

O desejo como nicho

Todo mundo sabe disso, por estudo, observação ou experiência própria: compra quem tem necessidade e desejo. Então, se você está procurando um nicho de mercado lucrativo para seu empreendimento, que tal pensar um pouco nisso? O que as pessoas querem, do que elas precisam e o que mais interessa a elas hoje?

Fazendo um apanhado geral, as três palavras-mágicas dos desejos das pessoas atualmente são: relacionamento, dinheiro e saúde. Ou seja, todos querem se relacionar, independente do método e da orientação, todos querem enriquecer e todos querem uma vida com mais qualidade, sem doenças e complicações – e todos estão dispostos a gastar tempo e dinheiro com isso. Então, vale a pena tentar esmiuçar essa tríade, que já tem exemplos de empreendimentos de sucesso, e tentar encontrar nela alguma lacuna ainda inexplorada e que atraia as pessoas, como, por exemplo, uma rede de relacionamento para divorciados ou um aplicativo para smartphones que ajude o usuário a controlar suas finanças e economizar dinheiro.

Mecanismos de busca

Um termômetro obrigatório para quem planeja empreender e está procurando um nicho de mercado lucrativo para investir são os mecanismo de busca, em especial o Google. Tenha em mente que praticamente todas as pessoas que você conhece fazem buscas constantes no Google, essas buscas refletem suas necessidades e interesses.

Voltando no exemplo do e-commerce de equipamentos para pescaria: como será que está a procura por esse tipo de produto na internet? O próprio Google pode responder a essas perguntas, com o Google Trends e a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Nesses serviços, você entra com uma ou uma série de palavras-chave que você define (uma palavra-chave é o termo pelo qual as pessoas fazem buscas no Google, como por exemplo, “equipamentos para pescaria”), e tem como resultado todas as estatísticas da procura por essa palavra no Google, como volume mensal de buscas, sazonalidade, de onde vêm as buscas, o CPC (custo por clique, ou seja, um indicador de quão “disputado” é o termo) e quais outras palavras-chave também são buscadas pelas pessoas.

Um alto volume de buscas por determinada palavra-chave significa que muitas pessoas buscam por aquele termo, e esse índice, aliado ao CPC, pode dar uma boa indicação de quão atrativo é o nicho a ser explorado. Por exemplo, se a palavra-chave “equipamentos para pescaria” tiver um alto volume de buscas e um baixo CPC, esse pode ser um nicho lucrativo. Contudo, cabe ao empreendedor interpretar os dados que a ferramenta oferece e avaliar a viabilidade de investimento.

Pense grande, mas dê um passo de cada vez. Ao invés de começar um e-commerce de sortimento exemplar, sugiro que inicie com um produto. Isso mesmo, um produto. Descubra qual é o best-seller deste segmento e crie uma landing page para vendê-lo.

Este não é o momento para buscar receita ou lucro. Seu objetivo é atrair clientes para esta página e entender as taxas de conversão. Procure saber qual é a proporção de entrantes vs. compradores e não esqueça de calcular seu custo de aquisição de cliente. Aos poucos amplie seus testes comparando com outras páginas (teste AB), com outros produtos e novos argumentos de vendas.

Quando sentir confiança de que o negócio é promissor, esse é o momento de começar a ampliar. Caso não tenha dado sorte e mesmo após diversos testes as taxas de conversão não forem boas, agradeça por não ter investido tempo e dinheiro neste mercado. Parta para outra e tente novamente!


Fonte da imagem: Clique aqui


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