Advertisement

Responsive Advertisement

Carreira, Hstória e a Imprevisibilidade Previsível


Por Carlos Faccina

Ao entender a natureza humana única e ao aprender a respeitar as individualidades (e a sua própria), talvez seja possível planejar sua carreira e melhorar seu modelo de gestão de pessoas.

Uma carreira não é uma linha reta que liga objetivamente um ponto de partida a um ponto de chegada projetado. Não existe uma única fórmula a seguir, nem uma estratégia que atenda a totalidade das demandas nas equipes de trabalho. No meio do caminho, novos obstáculos surgem e atalhos se apresentam.

Um processo não cria líderes, nem garante o nível de motivação desejada pela cúpula da organização. Ferramentas não determinam a eficiência da estrutura, assim como a palavra “método” não combina com o adjetivo “criativo”.

Com o futebol em pauta, sabemos que existe o campo, as linhas que determinam a área de jogo, a ferramenta de trabalho redonda, os árbitros que atuam sob a lei das regras do esporte. Nesse cenário, atuam 22 atletas orientados por uma estratégia prévia, que deveria considerar todas as variáveis. Para um treinador, não deveria haver surpresas, ao definir um movimento coletivo para enfrentar a concorrência em busca das vitórias.

Mas o que define a vitória? A imprevisibilidade de uma jogada de craque?

Enquanto para o zagueiro, a previsibilidade traz segurança, o talento busca construir seu próprio futuro por caminhos não estabelecidos.

Qualquer executivo bem-sucedido deseja firmemente repetir o passado, enquanto o jovem profissional quer reinventar o futuro. Da tentativa de construir um equilíbrio produtivo e saudável, nasce um modelo que pretende ser sustentável, no qual há perdas e danos de parte a parte, mas no qual se espera perpetuar o jogo.

Como eu jogo esse jogo?

Sendo protagonista da própria história.

Defina sua posição, suas habilidades, busque seu espaço titular. Mas considere que a imprevisibilidade faz parte do jogo e esteja preparado para lidar com ela.

Na política, estamos aprendendo que há um caminho coletivo novo que nasce do sentimento comum (que já existia) numa moldura que parecia improvável. O drible desconcertante deixou atônito o político brasileiro. Agora eles lutam para sistematizar a realidade e voltar a ter aquela sensação de segurança.

Assim escrevemos a história que nunca se repete.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários