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Série SEU NEGÓCIO - 8 Dicas de Campanhas de Marketing Sem Gastar Muito

Fazer ações de afinidade de consumo, investir em redes sociais e enviar mensagens de texto são algumas dicas do especialista

Por Camila Lam (Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing)

Ainda há empreendedores que acreditam que marketing é custo e não investimento. A julgar pelas mídias tradicionais como TV, rádio e jornal, de fato os números de investimento podem ser desanimadores.

Por isso, a empresa precisa considerar ações de baixo custo para suportar o orçamento, muitas vezes, escasso. Tudo vai depender do contexto do negócio, localização, público alvo e posicionamento da empresa.

1. Faça ações de afinidade de consumo

Pessoas que praticam determinados hábitos de consumo, especialmente aqueles ligados a hobbies, gostam de conhecer outras pessoas com mesmo comportamento. Promover ações que socializem esses clientes pode ser uma alternativa. Um pet shop pode promover em um fim de semana o encontro de criadores de determinadas raças. Palestra e, exposição de animais trariam a também a venda de acessórios, por exemplo.

2. Envie mensagens de texto

O torpedo ou SMS é uma forma de ofertar promoções. Existe uma série de empresas especializadas que oferecem o serviço através de uma taxa de adesão mais o custo adicional por mensagem enviada. O valor depende da quantidade de caracteres do texto e do pacote de benefícios do contrato. A empresa pode inclusive direcionar campanhas diferentes para cada público.

3. Oferecer uma degustação

Tanto para produtos quanto serviços, a degustação tem um papel fundamental no primeiro contato do prospect com a oferta. A intenção por trás dessa ação está relacionada ao processo de decisão do consumidor. Na medida em que se experimenta um produto/serviço antes do compromisso do pagamento, diminui-se o risco de insatisfação no processo de aquisição. Logo, as chances de compra tendem a aumentar. Cursos de línguas, escolas de música e academias oferecem aulas gratuitas para facilitar a escolha do cliente.

4. Aposte em soluções digitais gratuitas

Através do Google Place uma empresa pode colocar à disposição do mercado sua localização geográfica. O Google Analytics é outro serviço que informa ao empresário as estatísticas de visualização do site da empresa. Toda ação de marketing digital deve prever metas, por isso, o Analytics ajuda a identificar possíveis necessidades de alterações nas campanhas de forma a atingir metas de visualização. Ambos os serviços são gratuitos e existem minicursos na web que ensinam a extrair todo o potencial de cada ferramenta.

5. Envie e-mail marketing

Essa é uma alternativa que deve ser utilizada com critério. Ninguém gosta de receber lixo eletrônico. Planeje bem o uso dessa ação propondo questões relevantes para públicos segmentados por interesse na oferta. Observe sempre as regras de boas maneiras e de privacidade, além de acrescentar uma alternativa ao leitor de apontar se deseja parar de receber comunicados da empresa.

6. Invista em redes sociais

Nosso país é referência em uso de redes sociais. São milhões de pessoas conectadas e dispostas a se associar a empresas que sejam relevantes na hierarquia de valores do cliente. Comunidades online, fóruns de discussão, blogs, sites de relacionamento e fotologs são campos férteis para ações de marketing bem direcionadas. Mas existem cuidados a serem tomados.

7. Aposte no friend sell

Na busca pelo relacionamento com o cliente, ações simples podem trazer grandes resultados. A empresa pode estruturar uma campanha de indicação. Pode-se pensar em uma empresa que oferte cursos técnicos de informática. O cliente que trouxer um novo aluno ganha pela indicação um desconto de 50% na próxima mensalidade. 

8. Incentive a fidelização

Uma pequena empresa pode incentivar o consumo constante de sua oferta através da troca de benefícios. Um hotel pode oferecer uma estadia gratuita após o consumo de dez hospedagens no ano.

Uma pizzaria pode promover a coleção de oito imãs de geladeira para ganhar uma pizza grande. Essas ações incentivam o consumo apenas naquela empresa, blindando-a contra a concorrência e fomentando o acúmulo de consumo.


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