Caça-talentos corporativos vêm utilizando cada vez mais a rede social para buscar candidatos potenciais para um emprego. E você, sabe como fazer o mesmo?
Por Computerworld/EUA
Muitos definem LinkedIn como um Facebook "profissional" ou uma ferramenta para se manter em contato com seus pares da indústria, uma vez feita a comunicação através de e-mails. No entanto, esta abordagem ignora completamente a maior virtude do LinkedIn e o seu grande diferencial: o seu potencial para o recrutamento.
Com 200 milhões de usuários, o LinkedIn oferece grandes possibilidades para posicionar-se para um emprego ou para as empresas encontrarem os candidatos ideais para preencher vagas.
Geralmente, as empresas optam por usar o “LinkedIn Recruiter“, desenvolvido pela SAP, que permite que as empresas rastreiem na Web os talentos de acordo com a análise de critérios como habilidades, idade, sexo e até mesmo a interação social. Muitas companhias têm economizado milhares de dólares com esse novo modelo de recrutamento.
Mas existem outros métodos para recrutar na rede. Para aproveitar 100% da capacidade do Linkedin no recrutamento de novos talentos para a sua organização, aqui estão cinco dicas.
1. Use o LinkedIn Talent Finder
A versão gratuita do LinkedIn não permite facilmente encontrar trabalhadores qualificados. No entanto, na versão Premium encontramos uma ferramenta mágica que facilita o trabalho de recrutamento: o Talent Finder.
As empresas podem usar este aplicativo para entrar em contato com todos os membros do LinkedIn através da função InMail e ver perfis estendidos, obter mais filtros e até mesmo encontrar grandes candidatos que não estão ativamente à procura de trabalho. O Talent Finder custa 74,95 dólares por mês.
2. Dê uma aparência profissional para as suas páginas de negócios
Se não o tiver feito ainda, uma de suas primeiras tarefas como um usuário avançado do LinkedIn deve ser a criação de uma página de negócios. Fazer isso é simples. Basta clicar em cima de Negócios na página inicial e selecione Adicionar uma empresa. Você será solicitado a dar o nome de sua empresa, endereço de e-mail e outras informações corporativas.
Ter um site oficial da empresa permite que que você forneça informações sobre sua empresa e produtos, além de ser um ótimo complemento para qualquer negócio realizado nesta plataforma.
Embora a definição desta página na versão avançada tenha um custo, a opção por ela o tornará capaz de fornecer vídeos, depoimentos e mensagens sobre o ambiente profissional ma sua empresa e o o que trabalhar para ela significa.
3. Meça a eficácia de sua contratação
Claro, ninguém quer medir a eficácia de sua contratação no LinkedIn e é aí que o novo recurso Brand Index Talent entra em jogo.
Este Brand Index mede o alcance da sua marca e do número de pessoas envolvidas ativamente com ela (por exemplo, usuários do LinkedIn que veem os seus empregos ou páginas de perfil). Ela também lhe dá uma pontuação em um índice ou ranking. De acordo com esta classificação, a Apple e o Google são duas das melhores empresas posicionadas.
4. Opte pelos Empregos patrocinados
Talvez a maneira mais óbvia de atrair futuros funcionários é usando o recurso Empregos patrocinados. Como isso funciona? Seu anúncio vai parar no topo da página inicial da rede social e das mensagens diretas para os melhores candidatos.
O empregador pode definir quantas vezes seus anúncios vão aparecer na primeira posição e até mesmo confirmar o custo por clique, bem como limite do valor que quer gastar.
5. Participe de grupos do LinkedIn
A maneira mais fácil de criar interesse na sua empresa e nas atuais vagas em aberto é participar de grupos relevantes. Adote uma postura proativa, inscrevendo-se em grupos relevantes, criando e desenvolvendo uma rede de contatos com candidatos potenciais.
Ao interagir com pessoas de interesses e ideias semelhantes em grupos de discussão e Q & A, regularmente, a empresa pode estabelecer uma presença atraente no LinkedIn. Isso pode ser suficiente para que os recrutas curiosos entrem na página da sua empresa e passe a conhecê-la melhor.
O contexto online é similar ao contexto offline, por isso não seja excessivamente direto e explícito com os candidatos, mas também não é necessário ser muito cerimonioso. Siga o seu estilo de atuação offline.
Mas antes de abordar um candidato procure elementos em comum que lhe possam ser úteis para “quebrar o gelo” no momento da abordagem.
Fonte: idgnow.uol.com.br
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