A precificação pode ser considerada um grande desafio para os empreendedores. Como não se distanciar dos valores oferecidos no mercado sem deixar de valorizar o seu trabalho?
Para decidir como agregar o valor adequado aos seus produtos – ou serviços – você deve pensar em diversos tópicos, como quanto eles valem para os seus clientes, qual o gasto para produzir ou oferecer esse tipo de produto/serviço, etc. Confira os 5 segredos da precificação:
1. Entenda o que é especial no seu produto
Você precisa saber exatamente qual é o diferencial do seu negócio. Descubra o que ele tem de mais interessante, atrativo ou especial e certifique-se de que isso vai ser destacado e comunicado para os seus potenciais consumidores.
2. Entenda o leque de potenciais consumidores
É preciso que você conheça todas as áreas nas quais pode atuar como fornecedor dos seus produtos ou serviços. Pense naqueles que querem adquirir os seus serviços por estratégia, por comodidade, por preço... Tudo isso vai fazer com que você defina de forma consciente quanto vai cobrar.
3. Crie um mercado de potenciais consumidores
Quando não existe mercado em funcionamento as avaliações são sempre difíceis, o que prejudica as vendas. Por isso, é ideal que você saiba criar um mercado para os seus produtos, ou seja, abra espaço para ser competitivo, avalie seus concorrentes e identifique em quais aspectos você pode ganhar deles.
4. Seja confiável
Que os seus clientes querem pagar menos pelo melhor produto você já sabe, e deve, inclusive, levar isso em conta ao definir preços. No entanto, há outro fator amplamente considerado pelos consumidores: a confiança. Isso significa que, por mais que os seus clientes queiram pagar menos, eles ficarão desconfiados ao receberem um produto com qualidade tão alta por um preço baixo demais. Pense nisso ao definir valores.
5. Lembre-se de que você está vendendo o futuro
Mantenha em mente que os seus consumidores estão preocupados em como o seu produto pode ajudá-los no futuro. Constantemente eles temem que você saiba de algo que eles nem desconfiam, portanto, considere isso na hora de dar valor aos seus serviços. Quanto mais útil para os clientes – especialmente no futuro – mais um produto deve valer.
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