Por Soeli de Oliveira
Promover um indivíduo a uma posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de uma mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração, formação e motivação deles. Não é de se admirar que temos tantos chefes voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para resultados.
A sociedade evoluiu e está mais escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a “peonada”, não serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada para resultados.
Para compreendermos a evolução do papel do líder na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e técnicas de ontem e de hoje.
O líder de ontem era aquele que:
– Exercia poder sobre os subordinados;
– Impunha a sua vontade;
– Procurava manter os subordinados sob dependência constante;
– Colocava a empresa à frente do bem-estar dos seus membros, pois ele se interessava apenas pelos resultados;
– Quando era necessário pressionar, dizia que a decisão fora tomada pelos níveis superiores da organização e que outras opções não eram possíveis;
– Era omisso no desenvolvimento das tarefas;
– Desconhecia a importância de dar feedback;
– Não fornecia os recursos necessários e fazia raros comentários sobre as atividades dos membros do grupo, à medida em que era interrogado.
O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade para influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade, objetividade e assertividade.
O líder de hoje é aquele que:
– Tem paixão pelo que faz;
– É focado nas pessoas;
– É efetivo na sua comunicação com o grupo;
– É movido a desafios;
– É visionário. Sabe aonde quer chegar;
– Investe no desenvolvimento dos futuros líderes;
– Gerencia com paixão, sentimento e entusiasmo;
– Sabe conquistar a confiança dos liderados;
– Recicla-se constantemente para obter novos conhecimentos e habilidades de liderança;
– Delega responsabilidades de acordo com a competência de seus liderados;
– Tem controle sobre suas atitudes diante de problemas inesperados;
– Mostra com segurança o caminho que sua equipe precisa seguir;
– Cria uma atmosfera de criatividade e produtividade;
– Busca sempre novas ferramentas para que o trabalho de sua equipe possa ser mais produtivo.
As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda empresa e equipe gostariam de ter.
Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
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