Imagine a cena: o telefone toca e você recebe um convite para uma entrevista de emprego.
- Você se prepara – com as roupas certas, se informa sobre a empresa, faz a diferença;
- Chegar na hora marcada – isso quer dizer, não chegue 30 minutos antes, pode parecer que você está desesperado pela vaga, além de causar falhas nos horários de entrevista, para cada candidato é marcado um horário específico, e não chegue muito em cima da hora, isso passa a impressão que você não está tão interessado assim. O melhor é sempre usar o bom senso.
- E com tudo na ponta da língua – estudou a empresa, sabe pra que vaga está concorrendo, sabe a faixa salarial, sabe como vai negociar, e assim por diante. Cuidado ao falar, pois na entrevista não exatamente igual ao planejado por você.
Mas, quando o recrutador começa a falar, você não sente firmeza.
.
Ele não entende nada de sua área, fala mais do que você e ainda é vago em suas colocações. Parece impossível? Pois saiba que só no PROCON de São Paulo recebe 100 reclamações por ano em relação à atuação de agências de recrutamento e seleção de profissionais. Com dados assim, muita gente já passou por essa situação, preparamos uma lista para ajudá-lo a avaliar o recrutador.
► o recrutador tem familiaridade com o assunto da entrevista ou se informou sobre a função?
► há quanto tempo o entrevistador (e a empresa que ele representa) atua no mercado local ou mesmo nacional?
► se você procura por uma posição em determinada área, que pressupõe determinado nível salarial, sabe se o recrutador tem experiência para atuar nesse nível organizacional?
► você tem fontes seguras que podem ajudá-lo a levantar mais informações sobre o recrutador?
► é possível obter uma garantia do recrutador de que ele pedirá sua permissão caso queira remeter seu currículo para outras empresas?
► Pergunte ao recrutador como ele teve acesso ao seu currículo?
Afine suas habilidades na procura de bom emprego, para não criar em ciladas. Desconfie quando a emprega de seleção cobra uma taxa de inscrição, pois a mesma pode está se aproveitando da sua necessidade, antes de pagar verifique a idoneidade da empresa e o volume de recolocações que ela efetivamente realiza.
Dicas de alguns cuidados na hora da entrevista:
- Sorria. Seja agradável, mas não informal.
- Mire no entrevistador. Não desvie o olhar.
- Responda às perguntas com entusiasmo.
- Mantenha a postura ereta na cadeira.
- Durma bem na noite anterior.
- Escute o entrevistador para detectar o que ele quer.
- Não leve outra pessoa com você.
- Não fume. Há empresas que até discriminam fumantes. .
As dicas acima ajudam a você potencializar o momento da entrevista, e até mesmo descobrir se o recrutador tem experiência na tafera de recrutamento.
Marcelo Cabral
Consultor e Coach
0 Comentários