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Marketing: Na Empresa Todo Mundo é Marqueteiro!


Por Douglas Carias

As organizações, de um modo geral, são divididas da mesma maneira. O conceito básico da estrutura e divisão organizacional que aprendemos segmenta a empresa na parte que cuida das finanças (ou setor financeiro), na parte que cuida da tecnologia (TI), na parte que cuida das pessoas na organização (Recursos Humanos), na parte administrativa da empresa e na parte de comunicação e vendas (normalmente, o marketing assume essas duas responsabilidades). Cada setor ou seção tem seus responsáveis e suas hierarquias definidas. Contudo, uma coisa não pode ser esquecida: todos representam a mesma organização, e logo todos precisam desempenhar bem seus papeis. Isso influencia diretamente na imagem da empresa para o público e para o mercado. Logo, isso é marketing!

É verdade que o conceito de marketing não é único, mas é óbvio que as empresas mais valorizadas e bem sucedidas precisam ter uma boa imagem associada à marca. E isso é construído com base na competência e na qualidade que a empresa mostra ao prestar seu serviço ou disponibilizar seu produto. Além disso, não só as atividades-fim, mas também as atividades-meio devem ser consideradas importantes nos processos da empresa. E o que isso tudo quer dizer? Que todas as atividades na empresa precisam ser bem feitas, para que a empresa consiga êxito na quantidade e na qualidade das vendas, da produção e da prestação de serviços.

Sendo mais prático, vamos a exemplos simples: se a empresa atrasa salários frequentemente, como os colaboradores podem trabalhar e atender pessoas, sempre sorrindo, educados e felizes? Se os empregadores não reconhecem e expõem o bom resultado de seus profissionais, com prêmios, promoções ou simples elogios, qual o estímulo que eles vão ter? Se a equipe de vendas precisa sempre fazer hora extra e não ganha nada por isso, como vão estar motivados? Se os equipamentos não estão em bom estado, como a produção será bem feita? Você nota como é necessário que tudo esteja em sintonia, para que o resultado exista, e seja positivo?

Você, profissional de marketing, e sua equipe são responsáveis pelo direcionamento da empresa no mercado, nas mídias sociais e no relacionamento com clientes, mas lembre-se também de que a empresa é responsável por facilitar esse processo, sendo eficaz em todas as suas áreas funcionais. Não é só você quem faz marketing. A empresa inteira faz marketing, e por isso todos devem desempenhar da melhor forma suas funções, pois todos acabam sendo marqueteiros nessa história. Disso depende a gestão da marca, a imagem dela no mercado e também o sucesso da empresa.


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