As vendas são parte essencial do sucesso da empresa, por isso é imprescindível construir um bom relacionamento com os seus clientes. Contudo, esse tipo de preocupação pode tirar o foco do que realmente interessa: o negócio. A ânsia de criar uma relação estável com os clientes pode representar uma série de armadilhas, como os maus hábitos de venda.
Esse tipo de comportamento faz com que você elimine sem perceber as vantagens que sua empresa poderia garantir com um ou outro negócio. Se você sente que tem cedido muito mais que os seus clientes na negociação, talvez seja hora de rever os seus hábitos de venda. Confira maneiras simples e práticas de fazer isso:
1. Nunca venda desesperado
Antes de entrar em uma negociação de venda, prepare-se mentalmente, eliminando todo o seu interesse pessoal no fechamento do negócio. Se você estiver desesperado por dinheiro, vai aceitar qualquer proposta. Ao invés disso, substitua o sentimento. Tente ajudar a outra empresa de maneira honesta, sem pensar nos interesses comerciais. Você precisa deixar de ser o vendedor e passar a ser o solucionador de problemas.
2. Crie um contexto de abundância
Antes de entrar em uma venda lembre-se de que aquele não é o seu único cliente. Você tem outras oportunidades de fechar bons negócios. Não aja como se você não precisasse do cliente, mas lembre-se de que você não precisa se sujeitar qualquer proposta que ele fizer. Negocie. Busque termos bons para as duas partes.
3. Nunca transpareça nervosismo
Você tem todo o direito de estar nervoso, ansioso ou preocupado com o andamento daquela venda. Mas deixar que o seu cliente perceba isso é desvantajoso por diversos motivos. Se for mais inseguro que você, ele não sentirá a confiança necessária para concluir a venda. Se for mais seguro, vai tentar se aproveitar da sua fraqueza. Portanto, mantenha o controle da situação.
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