Advertisement

Responsive Advertisement

30 Dicas Super Práticas Para Aumentar a Produtividade

Confira 30 dicas super práticas que vão ajudar você a administrar todas as suas atividades para que possam ser cumpridas dentro do prazo previsto e com a melhor qualidade possível

Em certas fases do estudo e do trabalho – e especialmente se você administra essas duas responsabilidades paralelamente – as tarefas parecem sobrecarregar a agenda e fugir de seu controle. Se você se sente perdido e não está conseguindo administrar todas as atividades dentro do prazo e com a qualidade necessária, veja algumas dicas rápidas e fáceis de aplicar para transformar seu atraso em sucesso:

1. Não use e-mail para se organizar

Os e-mails são uma forma de comunicação e não de organização. Ninguém passa horas em sua caixa de mensagens do celular ou anotando cada ligação feita para organizar a rotina. Da mesma maneira, você também só deve usar seus e-mails para falar com as pessoas e não para se organizar.

2. Não se apegue a realizações mínimas

Muitas pessoas gostam de fazer listas para se organizar, mas algumas sentem que já estão cumprindo as tarefas só de escrevê-las no papel. Essa falsa noção de realização é péssima para seu rendimento real, já que, enquanto você poderia estar realmente cumprindo as tarefas, se ocupa com realizações mínimas e no fim das contas inúteis, como escrever o que precisa ser feito.

3. Faça rituais de rotina

Desenvolver hábitos de organização ou rituais de produtividade em sua rotina são coisas que ajudam você a se habituar às tarefas e não perder o equilíbrio emocional e controle sobre o que deve ser cumprido.

4. Mantenha um papel e caneta com você sempre

Detalhes mínimos como estes fazem uma enorme diferença na hora do desespero, como por exemplo, quando seu celular fica sem bateria.

5. Não seja multitarefa

Trabalhe em cada tarefa separadamente e não tente realizar muitas coisas de uma vez. Além de atrapalhar seu foco, ser multitarefa faz com que os resultados ficam incompletos.

6. Fique em local reservado

Eliminar as distrações e interrupções é essencial para conseguir concentrar-se completamente.

7. Ar fresco

Por mais que você precise de um local reservado para trabalhar, não fique em uma área claustrofóbica e sem ventilação.

8. Vá caminhar

Depois de períodos de trabalho intenso, um intervalo para caminhar é uma ótima maneira de refrescar os pensamentos e se preparar para mais uma carga de tarefas.

9. Organize os intervalos

Por mais importante que seja descansar, não faça isso sem organização e disciplina. Estabeleça um horário específico para cada atividade.

10. Não almoce no trabalho

Nunca faça suas refeições na área de trabalho. Além de ser anti-higiênico, também pode atrapalhar os colegas e não servir como um momento de descanso, mas sim de mais estresse e ansiedade.

11. Beba muita água

Seu corpo e sua mente necessitam de água para funcionarem corretamente. Além de ser refrescante, ajuda você a raciocinar com mais clareza e agilidade, evitando dores de cabeça e outros problemas causados pela desidratação.

12. Foque nas tarefas, não no tempo

A diferença entre administrar seu tempo e administrar suas tarefas está no foco. O número de horas, no primeiro caso, é muito mais importante, e os resultados são colocados em segundo plano. Se você deseja administrar essas duas áreas de maneira satisfatória, procure conciliar cada tarefa com o tempo possível e necessário de forma que nada fique comprometido.

13. Tenha um objeto de referência

Pode parecer uma dica fútil, mas para algumas pessoas é incrivelmente recompensadora. Escolher um objeto de referência para cada tarefa que você realiza, ou para as principais, ajuda você a estabelecer foco e motivação. Por exemplo, quando você estiver escrevendo, tome café em uma xícara exclusiva para essa atividade ou use um chapéu particularmente separado para isso. Quando estiver com esse objeto, é um significado que toda a sua atenção e esforços estão voltados apenas para aquela atividade.

14. Seja flexível

Ser disciplinado não significa que você não deve ser flexível. Lembre-se que imprevistos podem ocorrer a qualquer momento e que sua rotina pode sofrer alterações que necessitam de atenção de maneira urgente e indispensável.

15. Não lute contra seu corpo

Se você sabe que não está conseguindo mais se concentrar por que está muito cansado, não lute contra seu corpo. Faça um intervalo de 20 minutos para um cochilo e depois volte para as tarefas. Da mesma maneira, não deixe de se alimentar por falta de tempo. Sua saúde é prioridade.

16. O descanso é essencial

Assim como dissemos na dica anterior, você não deve menosprezar o valor de seu descanso. Procure organizar sua rotina de maneira que o seu corpo esteja pronto para a carga de atividades que irá enfrentar.

17. Converse com outras pessoas

Não deixe que a sobrecarga de tarefas pese apenas nos seus ombros. Se souber que outros membros da equipe podem ajudar você com sugestões ou tomando conta de determinado trabalho, peça ajuda.

18. Faça exercícios

Uma vida sedentária é horrível não apenas para sua saúde em longo prazo, mas também para a energia que você tem no dia a dia e como seu corpo reage para essas exigências.

19. Divirta-se

Se o estresse está muito grande, procure aliviar a tensão. Veja vídeos engraçados na internet ou busque outras fontes de risada para se distrair um pouco e aliviar a carga mental.

20. Aprenda coisas novas

Explorar e aprender coisas novas são atividades ótimas para sua criatividade e contribui para sua capacidade de planejamento e resolução de problemas.

21. Leia com frequência

Leia materiais variados, de diferentes plataformas e origens e não deixe sua mente se fechar apenas para acontecimentos e aspectos de seu cotidiano.

22. Escreva

Para avaliar com precisão as suas falhas e acertos, especialmente na área da produtividade, procure escrever com frequência no fim do dia ou da semana, fazendo uma análise dos principais acontecimentos, com sugestões do que poderia fazer para melhorar a situação.

23. Tenha um sistema

Cada pessoa possui um sistema a partir do qual consegue se sentir mais confiante e produtivo. Alguns fazem listas, outros possuem agendas. Seja qual for o seu, não deixe de usá-lo.

24. Fique sozinho

Uma das melhores formas de encontrar foco e clareza é ficar sozinho. Passar tempo apenas com si mesmo irá ajudá-lo a organizar pensamentos e prioridades.

25. Vá viajar

Existem momentos em que os finais de semana e pequenos intervalos do dia não são mais suficientes para a produtividade. O que você realmente precisa é de férias. Vá viajar e recarregue as baterias.

26. Visualize seus objetivos

Busque imaginar exatamente o que você deseja alcançar e deixe que essa imagem mental permeie seus pensamentos para manter o foco.

27. Planeje com antecedência

Planejar é a melhor maneira de evitar o estresse. Não deixe que as coisas fiquem fora de controle e mantenha cada atividade dentro do prazo correto.

28. Organize suas notificações

Se você está com notificações transbordantes, separe tempo específico para organizá-las e responder as mais importantes e urgentes.

29. Use o e-mail com disciplina

Também separe tempo específico para responder e-mails e organizar sua caixa de entrada.

30. Saiba seu limite

Por último, mas não menos importante, saiba qual é seu limite. Não aceite mais responsabilidades se as que você possui já estão atrasadas, por mais importante que possa parecer.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários