Advertisement

Responsive Advertisement

Você é um High Potential?

Autor: Samara Teixeira


Segundo a revista Harvard Business Review de 2010, em seu artigo “Are you a High Potential?(Você é um Alto Potencial?)”, definiu os altos potenciais como profissionais com desempenho, consistentemente e significativamente, superior a dos seus pares em uma série de cenários e circunstâncias. Ainda segundo o artigo, enquanto eles alcançam níveis superiores de performance, eles exibem comportamentos que refletem a cultura da sua empresa de uma maneira exemplar. Além disso, eles demonstram uma grande capacidade de crescer e ter sucesso em suas carreiras dentro das organizações.

Estes profissionais apresentam características de personalidade importantes para o exercício de toda gama de cargos presentes nas organizações, bem acima da média da população, o que equivale a dizer que essas pessoas têm alto potencial de apresentar um desempenho diferenciado em determinado cargo. Além disso, é uma denominação que se refere a um grupo que apresenta características peculiares,independentemente de seus QI (quociente intelectual) ou de seus diplomas, e que não pertencem necessariamente ao mundo corporativo. Em estudos recentes, verificou-se que 5% da população mundial é High Potential.

“Isto significa que uma pessoa pode vir a apresentar resultados extraordinários em um cargo, mas não em outros. Sendo assim, entendemos que podemos encontrar HPs para funções técnicas, administrativas, comerciais e para o exercício da liderança”, afirma José Geraldo Recchia, Diretor Presidente da Caliper, consultoria de carreira.

Características de um High Potential

Os profissionais HPs são pessoas que geralmente, estão entre os 25 a 45 anos, possuem um QI bom, não têm necessariamente diplomas de primeira linha e não apresentam, exclusivamente, um talento ou dom específico.

Segundo Marie-Josette Brauer, coach de pessoas alto potencial, as características principais destes profissionais são possuir um senso de responsabilidade muito superior à media, de 3 a 5 anos após a entrada na empresa. “Eles assumem decisões estratégicas, lidam com aspectos complexo nos negócios da empresa, são curiosos, assumem riscos, sintetizam vários aspectos de uma situação e possuem uma grande habilidade de comunicação”, enfatiza Marie-Josette.

Quanto a personalidade estes profissionais apresentam traços como hipersensibilidade, intensidade afetiva e perfeccionismo em suas ações. Os pontos fortes estão na capacidade de se adaptar às mudanças de qualquer natureza, vontade continua de progredir, prazer em inovar métodos para o bem comum e, principalmente, integridade de caráter a toda prova.

Como atingir o nível de um High Potential?

Para Recchia, para atingir um nível de high potential na carreira ou função, é fundamental o profissional estar na função certa. Profissionais com alto potencial são aqueles capazes de assumir cargos-chave na organização e tirar o maior proveito da sua função com alto desempenho.

“Entendemos que essas características são ‘construídas´ desde a vida intrauterina até por volta dos 20-21 anos. Ou seja, ao chegarmos à fase adulta temos nossa estrutura de personalidade cristalizada e a partir daí é possível lapidar ‘o diamante`. O que significa que nesse ponto ou temos alto potencial para exercer determinadas funções organizacionais ou não”, ressalta Recchia.

Ainda de acordo com Marie-Josette, é necessário também se conhecer, reconhecer as suas diferenças das outras pessoas e aprender a utilizá-las. “Não se fechar, não se considerar inferior, pedir ajuda e fazer um programa de coaching de suporte ajudam na carreira, em suma, se respeitar e desabrochar”, resume a especialista.


Postar um comentário

0 Comentários