Empregadores estão procurando cada vez mais por pessoas que entendam as necessidades da empresa
Se entre os tópicos da sua lista de afazeres para o ano que vem está ‘conseguir um emprego melhor’ ou ‘ganhar uma promoção’, prepare-se para uma boa notícia: apesar de tempos de crise econômica e reorganização empresarial, boas oportunidades de trabalho devem surgir no ano que vem.
Calma, isso não é mais um tipo de previsão infundada. Especialistas norte-americanos de olho nas tendências das empresas mundiais elencaram para o Wall Street Journal quatro grandes habilidades essenciais para impulsionar a carreira profissional em 2013.
Confira:
1. Boa comunicação
“Pessoas comunicativas articulam bem seus pontos de vistas e podem criar conexões com quem está em posição de avaliador”, explica o consultor e especialista em recrutamento Holly Paul. Por isso, expressar bem suas ideias, por meio da comunicação, é um dos segredos do sucesso profissional.
É justamente ela que ajuda o recrutador a sentir, mesmo que em uma conversa breve de cinco minutos, pontos essências do entrevistado como entusiasmo, expectativa e grau de importância que os avaliados atribuem às coisas.
A comunicação, ou a falta dela, pode ser também decisiva para conseguir a tão almejada promoção. Por isso, a dica de Paul é não estacionar, não deixar de aprimorar suas habilidades comunicativas e, seja para se dirigir ao chefe, ao funcionário ou ao colega, privilegiar o tête-à-tête em vez de conversas online.
A escrita, aliás, está no pacote ‘comunicação’ e merece grande parte da sua atenção, ainda mais em tempos de 140 caracteres. “A tecnologia está tirando também a habilidade de escrever bem. As pessoas estão correndo tanto que elas fazem tudo ao mesmo tempo online e pulam coisas básicas como escrever as palavras com proficiência”, acredita o diretor-executivo da consultoria de RH Robert Half, Paul Mcdonald.
2. Cuidado com a imagem pessoal
Na expectativa de encontrar um novo talento para a empresa, os recrutadores do século XXI têm às mãos ótimos instrumentos online. Eles fazem um verdadeiro passeio por vidas alheias ao vasculharem em blogs, Twitter, Facebook e LinkedIn. Por isso, cuidado com suas postagens.
3. Flexibilidade
A capacidade de responder rapidamente às necessidades de mudança de um empregador será importante no próximo ano, já que as organizações tentam responder com agilidade aos clientes.
“As empresas estão começando a trabalhar com os funcionários sobre como sair da zona de conforto, como se adaptar”, diz Handal.
Aprender novas habilidades é muito importante, uma vez que cada vez mais as empresas tomam novos rumos, lançando novos programas e produtos e precisam ter certeza de que seus funcionários estão abertos a mudanças e dispostos a aprender.
4. Proatividade
"Em seu ambiente de trabalho, você se voluntaria para projetos? Assume responsabilidades? Procura maneiras criativas de ajudar sua equipe? Reflita e lembre-se que uma maneira de se destacar é justamente ser proativo”, afirmou o diretor executivo da consultoria de RH Robert Half, Paul Mcdonald. Para os próximos anos, as empresas estão considerando a contratação de funcionários que estejam dispostos a ajudá-las a crescer e tenham a capacidade de entender o que a empresa quer e precisa.
Sinal verde para a contratação
Se você reúne duas ou mais das características citadas acima é bem possível que você esteja mais perto de atingir seu objetivo profissional. As empresas estão cada vez mais atrás de novos talentos e quando os encontram tentam segurá-los.
Fonte: epocanegocios.globo.com
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