Concluir uma lista de tarefas pode ser bastante trabalhoso, especialmente se você for uma pessoa que se distrai fácil. Confira como evitar as distrações para finalizar todos os seus compromissos
Embora alguns dias de improdutividade sejam inevitáveis, grande parte dos atrasos e distrações que acontecem no trabalho é responsabilidade nossa. Mesmo que fatores externos estejam contribuindo para a sua distração, é seu papel saber como bloqueá-los e impedir que isso interfira no seu rendimento. Confira 5 dicas úteis para ignorar as possíveis distrações e concluir as suas tarefas mesmo nos dias mais improdutivos.
1. Aprenda a se antecipar
De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia Irvine, funcionários que trabalham em escritório estão aptos a manter o foco em apenas uma tarefa por uma média de 3 minutos e 5 segundos antes de se distrair. Além disso, 44% das distrações são internas, como fome, tédio, estresse ou sono. A boa notícia é que você pode controlar esse tipo de distração conhecendo os seus padrões. Saiba quando você sente mais sono, fome ou estresse e antecipe a resolução desses problemas. Mantenha barrinhas de cereais na sua mesa ou monte sua lista de tarefas de maneira que uma atividade chata nunca venha após outra.
2. Deixe claro que está ocupado
Se 44% das distrações são internas, os outros 56% vêm de fontes externas, como pessoas, e-mail, telefonemas e até mesmo conversas paralelas dos colegas de trabalho. Para eliminar esse tipo de distração antes mesmo que ela comece, você precisa oferecer sinais. Uma boa dica é alterar o status dos seus programas de mensagens instantâneas para “ocupado” ou simplesmente colocar um fone de ouvido (mesmo que você não esteja ouvindo nada) isso vai mostrar aos colegas que você não está para conversas e ainda impede você de se sentir tentado a ouvir a conversa alheia ou responder uma mensagem no celular.
3. Faça a tecnologia trabalhar a seu favor
Mesmo que a tecnologia pareça trabalhar contra você em muitos casos, você pode usá-la como ferramenta anti-distrações. Desligue o seu alerta de e-mails, coloque seu telefone em modo silencioso e crie uma resposta automática para mensagens. Você ainda pode usar diversos sites e aplicativos que bloqueiam endereços na web e evitar a tentação de dar uma olhadinha no seu Facebook durante um projeto importante.
4. Peça um horário mais flexível
Estudo realizado pela FlexJobs com pessoas que preferem empregos com horários flexíveis mostra que o principal motivo para isso é tentar fugir das distrações causadas pelos colegas de trabalho. Mesmo se você não puder desistir do trabalho no escritório para começar a trabalhar em casa, negocie com os seus superiores um horário em que menos pessoas estão no ambiente de trabalho.
5. Aprenda a dizer não
Talvez você seja uma pessoa gentil, que goste de ajudar os outros. Isso é ótimo e faz de você uma pessoa querida, mas não ajuda de nenhuma maneira a melhorar a sua produtividade no trabalho.
As pessoas mais legais são também as mais ocupadas, pois estão sempre resolvendo problemas de terceiros. Se você já tem tarefas suficientes na sua lista, saiba dizer não para os imprevistos de outras pessoas. Você até pode ajudar os outros, mas tente fazer isso apenas depois de ter concluído as suas prioridades.
Fonte: noticias.universia.com.br
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