Muitas pessoas sentem dificuldade em trabalhar de maneira eficiente e produtiva. Se você é uma delas, confira 15 estratégias que podem ajudá-lo a ser uma pessoa mais eficiente no trabalho
Mesmo os melhores profissionais têm os seus dias de improdutividade. Isso é comum e pode acontecer por diversos motivos. Entretanto, o ideal é evitar esse tipo de prática e render sempre o máximo no trabalho. Para fazer isso é necessário seguir algumas estratégias simples, veja quais são elas:
1. Mesa limpa
Mantenha a sua mesa de trabalho limpa e organizada, assim como os seus arquivos e documentos. Dessa maneira você evita a perda de tempo buscando um papel ou objeto no meio de pilhas de documentos bagunçados.
2. Caixa de entrada controlada
Evite olhar os e-mails que você recebe o tempo inteiro. Vá até a sua caixa de entrada no início do dia e verifique o que recebeu. Não deixe e-mails acumulados. Jogue fora o que não usará, leia os e-mails importantes e responda o que for necessário. Faça isso algumas vezes no dia.
3. Prioridades
Para se tornar mais produtivo é fundamental ser capaz de priorizar. Estabeleça uma lista com as coisas mais importantes que você precisa concluir naquele dia e se oriente por ela.
4. Divisão de tarefas
Lembre-se de que você não pode fazer tudo sozinho. Por isso, delegue tarefas para os seus subordinados, colegas de trabalho ou assistentes. Identifique o que cada um deles pode fazer por você e divida a responsabilidade.
5. Uma tarefa por vez
Se você tentar se concentrar em diversas coisas ao mesmo tempo, dificilmente conseguirá realizar todas com qualidade. Uma vez que você tem uma lista de prioridades, não é necessário se apavorar para fazer tudo. Conclua uma tarefa antes de partir para a próxima.
6. Agenda
Uma maneira simples de se organizar é manter uma agenda para anotar compromissos e datas importantes. Isso reduz a quantidade de papel desnecessária em cima da mesa e facilita a sua busca, já que todas as informações estão reunidas em um só lugar.
7. Planejamento
Se você for capaz de planejar seu dia e as tarefas que deve realizar ao longo dele se tornará uma pessoa muito mais eficiente e produtiva. Pense em quantas tarefas você tem de realizar e quanto tempo tem disponível para isso.
8. Tempo disponível
Se você é o tipo de pessoa que ajuda todos os colegas a resolverem seus problemas, defina um tempo para esse tipo de compromisso. Ser interrompido o tempo todo para ajudar os outros acaba atrapalhando a sua produtividade. Tenha 15 ou 20 minutos diariamente para ajudar seus colegas de trabalho e deixe que eles saibam disso.
9. Pausas
Lembre-se de que você é uma pessoa, não uma máquina. Não tente trabalhar por longos períodos sem fazer pausas, isso vai deixá-lo cansado e diminuir sua produtividade. Não precisam ser pausas longas. Um copo d’água, uma ida ao banheiro ou uma simples caminhada pelo escritório já podem ajudá-lo.
10. Dia seguinte
Antes de deixar o ambiente de trabalho organize novamente a sua mesa e faça uma lista com os projetos e tarefas que deve cumprir no dia seguinte. Isso ajuda a começar o dia com um foco e faz com que você não perca tempo revendo o que já cumpriu no dia anterior.
11. Ambiente de trabalho
Mantenha em mente que o lugar certo para trabalhar é no escritório. Evite levar trabalho para casa. Isso faz com que você não se “desligue” do emprego e acabe não descansando. Você precisa de um tempo para si. Se não conseguiu concluir o que precisava no dia trabalhe com uma lista de pendências.
12. Hora produtiva
Em algum momento do dia você se torna mais produtivo que nos demais. Identifique esse momento e reserve-o para realizar as tarefas mais importantes ou complicadas. Isso ajuda a resolver de maneira rápida os assuntos mais sérios.
13. Dias agitados
Analise a sua rotina de trabalho e identifique quais são os dias mais agitados. Fazendo isso você consegue agendar suas tarefas de acordo com a produtividade daquele dia e fica mais fácil identificar os melhores dias para marcar uma reunião, por exemplo.
14. Almoços longos
Em certos dias esse tipo de evento é necessário no mundo dos negócios, mas na medida do possível, evite. Almoços longos e grandes refeições fazem com que você tenha tardes mais improdutivas.
15. Procrastinação
Pode ser muito difícil, especialmente se você tiver muito que fazer. Procure evitar a procrastinação. Resolva os assuntos à medida que eles forem surgindo. Não deixe nada para “depois”, provavelmente você acabará deixando isso de lado.
Fonte: noticias.universia.com.br
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