Especialista fala dos pontos essenciais na hora de criar uma marca e um nome para o seu negócio
Por Priscila Zuini (Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing)
A criação de uma marca exige tempo e dedicação das empresas. Trata-se de uma escolha fundamental, que pode ajudar na construção de uma imagem e de um posicionamento diferenciado no mercado.
O primeiro passo é investir no planejamento da marca. Buscar o apoio de um profissional especializado e verificar a existência de outras marcas e ideias similares no mercado são etapas importantes. A marca deve ser criada com base no posicionamento que a empresa quer ter no mercado, já que é ela quem vai passar a mensagem aos consumidores, fornecedores, parceiros e demais públicos.
Uma característica importante é que a marca seja de fácil de lembrar. Nomes longos e difíceis dificultam a assimilação da mensagem. O nome deve ‘grudar’ na mente do consumidor. Durante o processo de levantamento de ideias sobre o melhor nome, as melhores opções são aquelas que você lembra sem ter que olhar a lista de nomes sugeridos. Esses são os nomes que têm maior potencial de “gravação” na memória dos consumidores
Estudos mostram que nomes curtos são melhores para memorização. Por isso, empresas com nomes menores são lembradas com mais freqüência pelos consumidores. Não se trata de uma regra, mas de uma constatação.
Importante também que a marca não tente ser muito parecida com a do concorrente. No curto prazo, pode parecer uma estratégia interessante para se aproximar da marca mais famosa, ou líder do mercado. Mas, no longo prazo, pode deixar sua marca com uma imagem de ‘cópia’ e sem identidade própria. Além de acabar confundindo o cliente, a empresa pode, no pior dos casos, ser processada.
Nomes regionais e pessoais também devem ser bem avaliados. Associar a empresa a uma cidade, por exemplo, pode limitar o crescimento da marca em outras regiões com características diferentes da original. Já o uso do nome pessoal pode manter o empreendedor ligado a um tipo de negócio, e no caso de tentar desenvolver uma nova empresa em outro segmento, poderá ter dificuldades de construir a nova marca. Veja três dicas rápidas para pensar na sua marca:
Tente criar uma nova linguagem. Inventar uma palavra pode ser uma boa saída. Combinar duas palavras ou conceitos pode fazer surgir um nome criativo e inovador.
Fonte: exame.abril.com.br
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