Por Gabriel Galvão
Digite o termo marketing na busca do Google para blogs. Se filtrar para os resultados mais recentes, verá que a maioria dos textos produzidos são sobre marketing digital. É como se só existe marketing digital a partir de agora; como se a criatura tivesse assumido a posição do criador.
O marketing digital é sim muito útil para as organizações, mas não se pode resumir todo estudo mercadológico que uma empresa deve fazer a uma tela e um teclado. Marketing digital é uma perna (ou um pé, dependendo da situação e cenário) dentro do planejamento de marketing de verdade, daqueles feitos por mercadólogos devidamente preparados.
Geração redes sociais + site + email marketing
A tecnologia proporcionou que muitas empresas nem existam fisicamente, apenas digitalmente, mas sem deixar de ser reais. Só que essa agilidade, facilidade, praticidade e alguns modismos fazem com que certos empreendedores ignorem os preceitos do marketing para focar quase que unica e exclusivamente em uma ou duas modalidades de divulgação do empreendimento. Para os mercadólogos: sabe aquela situação de perguntar para alguém o que é marketing e essa pessoa responder na lata “divulgar alguma coisa” ou “fazer propaganda”, o que demonstra clara limitação no que ela entende por marketing? É, isso ainda acontece, mesmo com gerações XYZ Alpha Beta Gamma.
Marketing não é só digital
Muitos empreendedores do mundo digital dão certo sem levar a sério um gerenciamento de marketing. Na minha visão, isso ocorre por três fatores:
- Têm sorte;
- Trabalham muito, duramente, até o limite da exaustão;
- Não fazem uma gestão de marketing completa, mas pelo menos o essencial.
Se você é uma pessoa sem muita sorte (do tipo que não tem um pai que pode te dar R$ 150.000,00 pra você torrar em sua nova ocupação) ou se você não quer trabalhar até a morte para compensar sua falta de marketing, planeje e cuide do marketing do seu empreendimento, mesmo que seja só um pouquinho. É melhor planejar pouco, o básico do básico, que conduzir a empresa ao sabor dos ventos.
Microplanejamento de marketing
Ok, você não pode esperar nem mais um segundo para iniciar sua empresa. Faça uma força, no entanto, e pense sobre os seguintes aspectos:
- Qual o tipo de negócio que você quer implementar? Quais os benefícios e diferenciais a serem mostrados para o cliente? Não tem diferencial? Ixi…
- Quem são seus principais concorrentes? Selecione pelo menos 3 empresas ou profissionais que poderão influenciar negativamente no seu empreendimento;
- Quais são os quesitos mínimos que sua empresa precisa atender para ser considerada dentro das opções do teu público-alvo?
- E para onde você quer que sua empresa caminhe?
Nem precisa responder tudo de uma vez, uma pergunta por dia já dá. Melhor que não ter qualquer direcionamento e simplesmente abrir a empresa achando que só por isso vai chover cliente.
Marketing digital sim, mas não apenas marketing digital.
Fonte: www.pontomarketing.com
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