Estudo do Instituto de Marketing Industrial indica que 72% dos executivos acreditam na competição como estratégia, e não na colaboração como diferencial
Por Sylvia de Sá
Mais de 60% das empresas pertencentes a setores B2B esperam obter resultados imediatos e 72% apostam na competição como estratégia, e não na colaboração como um diferencial para os negócios. É o que mostra uma pesquisa com líderes de companhias, realizada pelo Instituto de Marketing Industrial.
No contexto, a competição está ligada a oferecer produtos e serviços com os melhores preços possíveis comparados aos da concorrência, ao invés de investir em outras propostas de diferenciais. Embora o estudo indique que a competição é predominante entre as empresas, 28% apontam a cooperação como o grande caminho estratégico para a prosperidade.
Há ainda 55% que deixam claro o interesse em trabalharem na direção do que almejam para o longo prazo. Dessas, apenas 15% já estão efetivamente atuando para concretizar suas aspirações e 6% já conseguiram aliar e compartilhar com seus clientes suas aspirações num cenário de cooperação.
Foram entrevistados executivos de empresas dos setores automobilístico, químico, siderúrgico, alumínio, aviação comercial, automação industrial, energia limpa, transformação de plástico, metalurgia, vidros especiais, cerâmica, tecnologia digital, papel e celulose, setor têxtil, logística, saúde, educação, comunicação corporativa e suprimentos de um modo geral.
Fonte: mundodomarketing.com.br
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