Autor: Caio Lauer
O feedback consiste em uma atividade em que o gestor reorienta uma equipe ou subordinado sobre alguma função que executaram ou que ainda estejam desempenhando. O objetivo é melhorar a realização das ações, enxergar novas possibilidades e alcançar os melhores resultados. Mas, se parece tão simples, por que muitos gestores ainda têm receio desta prática?
O grande desafio é não aplicá-lo como forma de punição. Se for realizado com respeito e foco no desenvolvimento do profissional e nos resultados da empresa, não deve ser visto como uma tarefa difícil. De uma forma geral, as organizações priorizam a análise dos defeitos, dificuldades e dos baixos índices. Mas há um fato que deve ser considerado: a liderança deve valorizar os pontos positivos de seus profissionais e aprimorar os potenciais que não foram utilizados adequadamente para que cada um preste um serviço de excelência. Assim, o feedback se torna um fator motivacional.
Muitos funcionários se perdem nas suas atribuições pelo simples fato de que seus chefes não informam como estão seus desempenhos. Quando um trabalho é executado por um colaborador, o líder deve orientá-lo a respeito da sua performance por meio de feedbacks contínuos. “Os conselhos e orientações do líder possibilitarão que os colaboradores se autoavaliem, neutralizando a confusão e a ambiguidade nas mensagens. A cultura do feedback nas organizações permite que os funcionários ajustem sua própria conduta com regularidade. O resultado é mais autonomia e a melhora do clima organizacional e da produtividade no trabalho”, aponta Marcos Gross, mestre em Linguagem e Comunicação.
Dicas
O líder precisa aprimorar suas habilidades de comunicação, como ouvir mais os subordinados e se expressar de forma clara e objetiva. Para a aplicação de um feedback de qualidade é necessário estar bem sintonizado com o processo das ações diárias a fim de fazer o melhor acompanhamento possível. De acordo com Bernardo Leite, psicólogo com vasta experiência em administração de empresa, “o líder deve orientar sua equipe para o melhor caminho para os resultados, e para tal, precisa ter total noção do que a empresa espera dele como profissional e do objetivo do negócio”.
Para Bernardo, o gestor deve elogiar, dar bronca, orientar e acompanhar, tudo por meio da comunicação. “Seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, tudo é comunicação. O profissional tem que levar muito em conta este processo e se desenvolver nesta relação”, explica. O bom líder gestor deve saber ouvir, entender e se posicionar.
Toda liderança deve estar próxima à equipe e utilizar o feedback a cada oportunidade onde possa checar o trabalho dos profissionais. Além disso, é necessário verificar se as ações estão alinhadas com os objetivos e direcionar o subordinado. Se for um feedback sobre melhoria de processo, por exemplo, é comum que ocorra em grupo, reuniões etc. Mas, se for sobre postura ou conduta, é mais adequado que seja aplicado individualmente.
0 Comentários