Pesquisa da Nielsen aponta que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de conhecidos do que em mídias tradicionais
Por Patricia Lucena e Raquel Sena
As marcas procuram cada vez mais estratégias publicitárias efetivas para vender seus produtos ou serviços. Comerciais de televisão, propagandas antes de filmes e nas telas de celulares, banners na internet, mensagens de textos. As ações são as mais diversas. Mas no fim, o que funciona mesmo é a voz dos consumidores. Afinal, são eles que podem falar com propriedade se a marca é ou não confiável.
Uma pesquisa global sobre a confiança em propaganda, realizada pela Nielsen com mais de 28 mil entrevistados com acesso à internet em 56 países, mostra que 92% dos consumidores ao redor do mundo confiam no boca a boca ou nas recomendações de amigos e familiares acima de todas as outras mídias –– um aumento de 18% desde 2007. Dentre os entrevistados, 70% responderam que confiam nas críticas postadas na internet, um crescimento de 15% em quatro anos.
Segundo o estudo, a internet também vem ganhando espaço na publicidade das marcas. As redes sociais estão trazendo uma nova realidade de conversa e interação entre empresa e cliente. Por isso muitas companhias estão aumentando suas ações de marketing nas redes sociais, tentando atrair e conquistar esse novo consumidor que tem um poder cada vez maior sobre as outras pessoas.
Na América Latina, os consumidores confiam muito mais em recomendações do que em propagandas tradicionais. Do total dos pesquisados, 92% afirmam seguir indicações de conhecidos. Além disso, metade deles confia nos anúncios em redes sociais: Brasil (52%), Peru (55%), Venezuela (53%) e México (52%).
Por isso, o relacionamento entre cliente e marca deve ser o foco de toda e qualquer empresa. O consumidor é a principal e mais efetiva forma de propaganda. Seja pela internet ou por meio de uma conversa, ele pode fazer com que as vendas e a visibilidade da marca aumentem. Ou seja, relacionar-se bem é um ponto fundamental para o sucesso de um negócio.
Fonte: consumidormoderno.uol.com.br
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