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Coluna do Marcelo - Um Conflito Interessante, Ter ou Não Ter Meta?


Um conflito interessante, ter ou ter não meta? 

Isso te lembra de alguma coisa? Ser ou não? Ser profissional ou apenas melhor que outros? Ter ou não uma meta a ser atingida. 

Uma das maneiras de se aprender é utilizar-se de uma forma lúdica, e então vamos ver o quadrinho abaixo:


Nas empresas temos muitos conflitos, de gerações, de pensamentos, de comportamento, entre outros. As organizações estão cada vez mais cientes em desenvolver ferramentas de avaliações para medição do desempenho de seus colaboradores. Estas medições utilizadas ajudam em não apenas medir, mais fazer com que os colaboradores possam ter um objetivo a ser atingido, e com isso concentrar esforços para que tudo corra bem, essa concentração de esforços tem a ver com a meta, que esta nada mais é que a maneira que escolhemos para chegar ao nosso objetivo. 

Partindo deste principio, para ter uma avaliação é preciso ter uma meta a ser trabalhada. Na ilustração acima vimos que Calvin muito feliz vai contar sobre ter superado suas metas, enquanto sua amiga só se preocupa em dizer que ela não tem meta. 

Se você é um colaborador não importando a organização que trabalha, ficar atento a suas metas é uma premissa para avaliar seu desempenho, então se foram estabelecidas metas, você poderá acompanhar mês a mês ou semestre a semestre o seu desempenho e sua evolução em comparação a períodos anteriores, e até mesmo entre outros colaboradores. E para um colaborador superar suas metas é algo motivador, é algo pra se orgulhar, e precisa ser bem recebido pelos demais companheiros de trabalho, mesmo que os outros não tenham atingido, ou mesmo sendo melhor que você, saber lidar com a superação ou não das metas é algo saudável para a carreira e o trabalho em equipe, de forma que o conjunto final seja em favor de todos da organização. 

Quanto a não ter meta, alegando que seu trabalho não é mensurável, COMO ASSIM? 

Mesmo um trabalho de desenvolvimento, ou um de criação pode ser mensurável, por exemplo, se você foi contrato para desenvolver novos projetos para uma empresa e ao passar de um ano você só desenvolveu um apenas, se sua meta era um por ano, ótimo! Você conseguiu, mas se sua meta era de três projetos anuais, paciência, não atingiu a meta, vamos verificar o que aconteceu. Então mesmo que você trabalhe com desenvolvimento, criação ou afins, podemos sim estabelecer metas e sempre descobrir uma maneira de mensura-las. 

Para algumas pessoas viver sem propósito pode ser bom, mas para a maioria ter metas é a chave para o sucesso, muitos procuram objetivos, mas não sabem como planejar ou como vão atingi-los. Assim se sua empresa passar a definir medições, avaliar você e estabelecer metas para sua função, não fique contra ou se justificando, aceite e comece a usa-las a seu favor. Não use esta ferramenta apenas para ser melhor que os outros colegas, e sim para seu crescimento e da organização da qual faz parte. 

Então se podemos mensurar, podemos ter metas, sejam, metas financeiras, metas pessoais, metas profissionais e etc. 

Gerenciar os conflitos também vai fazer parte da sua meta, e se alguém acreditar que é ruim ter metas pense que pode ser pior sem elas. 


Marcelo Cabral 
Consultor

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