Para grande parte dos candidatos, montar um bom currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de grupo são as principais preocupações na hora de procurar um novo emprego.
No entanto, para os profissionais das áreas de publicidade, fotografia, desenho industrial e arquitetura, por exemplo, fazer um portfólio é essencial para conseguir uma vaga de emprego.
O portfólio é um recurso visual muito usado por Web Designers, Diretores de Arte, Ilustradores, Fotógrafos, Redatores e Arquitetos para organizar e apresentar os trabalhos realizados durante a sua carreira.
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Esse é um ditado conhecido e que define muito bem a função do portfólio no processo de seleção e contratação de um candidato.
Na necessidade de contratar um novo colaborador, muitas empresas solicitam que, além do currículo, os candidatos enviem também o seu portfólio.
Pela análise do portfólio, o recrutador verá se o candidato é criativo, se domina as técnicas e habilidades que a profissão exige e se atende à expectativa do cargo oferecido.
Para o candidato, o portfólio é a vitrine ideal para vender o seu trabalho. Mas como fazer um portfólio atraente aos olhos do recrutador?
Abaixo, elaboramos 4 dicas para você montar um material que venda bem o seu talento.
Selecione os seus melhores trabalhos
Junte todos os melhores trabalhos que você realizou durante sua vida profissional.
É imprescindível que os trabalhos sejam de sua autoria ou aqueles em que você teve participação decisiva.
Escolha um tipo de portfólio
Por ser uma produção artística e pessoal, não há regras estabelecidas e nem modelo de portfólio definido. Aqui, iremos apresentar duas opções:
Portfólio impresso
Consiste em separar todos os seus melhores trabalhos numa pasta elegante para apresentá-la pessoalmente no momento da entrevista.
Vantagem: a imagem impressa define fielmente as cores e texturas do trabalho. Ex: se você é um Ilustrador, o portfólio impresso pode ser mais eficaz do que o digital.
Desvantagem: muitos recrutadores preferem analisar o portfólio antes de convidar para uma entrevista.
Dessa forma, você pode perder a chance de “convencer o recrutador à distância”.
Portfólio digital
Em resumo, consiste em criar um endereço na internet para colocar os seus melhores trabalhos. Pode ser um blog, usar ferramentas e sites que já existem, ou até mesmo comprar um endereço na internet e fazer a sua página exclusiva. Existem alguns sites que surgiram como forma de apresentar portfólios, como o carbonmade.com, Devianart ou o Flickr, que são fáceis de montar e você não precisa entender muito de HTML para fazer uma página interessante.
Vantagem: traz mais mobilidade e exposição para o seu trabalho, afinal qualquer pessoa que navegar pela internet pode achar o site ou blog com seu portfólio, inclusive os recrutadores. Além disso, o formato digital permite que você coloque trabalhos que tenham animação, como: apresentações em flash, jingles, filmagens etc.
Desvantagem: por ser online, o recrutador irá ver seus trabalhos no monitor. Dependendo de como o monitor estiver configurado, as cores podem perder um pouco da fidelidade do trabalho original.
Organize os trabalhos
É importante definir como você deseja organizar seus trabalhos. Pode ser por ordem cronológica (Ex: dos últimos trabalhos feitos até o primeiro), por categorias (Ex.: ilustrações, layouts para sites, layouts para revista, fotografias, jingles, textos narrativos etc.), por tema (ex: natureza, cidade, gastronomia, moda, publicidade etc.)
E por último, divulgue e atualize sempre o seu portfólio!
Boa sorte!
fonte da imagem: gettyimages
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