Advertisement

Responsive Advertisement

6 Dicas Para Transformar Seu Negócio em Uma Franquia


Abrir um pequeno negócio, mesmo com os recursos oferecidos atualmente, não é tão simples quanto parece. E fazê-lo crescer pode ser considerado um desafio ainda maior. Uma boa maneira de fazer com que um negócio de porte pequeno cresça rapidamente é transformá-lo em uma franquia.

A opção nem sempre é válida para todos os empreendimentos, mas descobrir se essa é a saída para o seu negócio depende apenas do seu conhecimento, tanto pessoal quanto da companhia. A melhor coisa a ser feita é analisar prós e contras de se tornar uma franquia.

O que você deve fazer é refletir sobre qual lugar sua empresa ocupa no mercado e qual lugar você gostaria de ocupar. É preciso saber exatamente porque virar uma franquia é a opção ideal para o seu negócio e estar disposto a utilizar a habilidade e o capital de outras pessoas para enriquecer a sua marca. E se, após o estudo, você decidir que essa é a melhor saída para a sua empresa, pode entrar em contato com um consultor.

Veja 6 dicas que vão te ajudar a decidir se a franquia é a melhor opção para o seu negócio:

1. Conheça seu negócio interna e externamente

As informações fornecidas para cada franqueado devem ser precisas. Os proprietários de negócios, no entanto, estão acostumados a dirigir suas próprias companhias e por isso pode ser difícil para eles lidar com a quantidade enorme de pequenos trabalhos – porém importantes – que devem ser feitos ao longo do dia.

Franqueados não têm liberdade para improvisar e precisam seguir à risca as regras da empresa que representam. Cada passo do processo deve estar dentro dos padrões determinados, e o empresário pode precisar redescobrir o que é dirigir uma companhia, porém, nos novos moldes. É preciso paciência para que as expectativas se alinhem.

2. Aprenda sobre as questões jurídicas

Você deve estar informado sobre todo o processo de se tornar uma franquia e não pode deixar de lado as informações sobre como agir com as empresas que irão levar o nome da sua companhia, uma vez que estará sendo representado em diversos lugares e não poderá estar presente em todos. Antes de se tornar uma rede de franquias, você deve buscar todas as informações do processo, com a ajuda de um consultor e até mesmo um advogado.

É importante ter conhecimento de todo o processo legal para que você não tenha surpresas depois de ter consumado o contrato. Esteja ciente das taxas que terá de pagar e certifique-se de que poderá arcar com todas elas. Informe-se sobre o funcionamento de todos os processos, desde a divisão de lucros com seus novos “funcionários” até a contratação deles.

3. Saiba aonde você quer chegar

Para muitas empresas, a ideia de se tornar uma franquia é a possibilidade de expandir o mercado, muitas vezes internacionalmente. A ideia de expandir o negócio é muito convidativa, no entanto, os donos de empresas pequenas pretendem que sua empresa alcance níveis elevados sem um bom planejamento.

Mas é impossível garantir sucesso no crescimento sem objetivos bem definidos. Especialistas recomendam que o plano de crescimento de uma empresa que pretende se tornar uma franquia não seja superior a um plano de crescimento de uma empresa comum. Isso significa que você não deve se iludir e acreditar que agregar outras pessoas ao nome da sua marca vai garantir um crescimento astronômico nos seus lucros.

4. Selecione seus franqueados

Óbvio que ao se tornar uma franquia, seu objetivo é expandir sua empresa para outros lugares, mas isso não significa que qualquer um pode te representar. Uma empresa querer ser franqueada por você, não significa necessariamente que você deve permitir. Seus representantes estarão carregando seu nome, então garanta que eles tenham um sistema de trabalho que você apoia.

Você deve conhecer o processo e as condições de trabalho de cada pessoa que irá te representar. Se não puder fazer isso pessoalmente, tenha um representante ou um sistema que permita a você tirar essas conclusões. Higiene, funcionários, folha de pagamento, tudo isso deve ser checado.

5. Defina as restrições corretas

Mesmo depois de fornecer às franquias instruções bem específicas sobre a contratação, o treinamento de funcionários e outras práticas cotidianas do seu estabelecimento, você vai precisar permitir certas liberdades a eles.

Lembre-se que eles também são proprietários de pequenos negócios e deixe seus franqueados livres para explorar novas oportunidades de negócios. Mas mantenha essa liberdade cercada por algumas restrições. E não seja tão definitivo. Você vai precisar adaptar essas restrições a cada um de seus franqueados, portanto, seja flexível.

6. Apoie seus franqueados

Talvez o seu objetivo principal ao se transformar em uma franquia seja ter a oportunidade de dedicar mais tempo a outros aspectos da sua vida. Isso pode chegar a acontecer, mas saiba que não será no início.

Ao contrário, no começo da sua nova empreitada, você precisará estar 100% focado no trabalho. Seus franqueados irão precisar da sua atenção e dedicação diariamente, não só para fazerem o seu negócio deslanchar, mas para realizar esse objetivo de acordo com as suas vontades.


fonte da imagem: gettyimages

Postar um comentário

0 Comentários