Por Maria Augusta Orofino
Pesquisadores destacam que o conceito modelo de negócio é um fenômeno recente. Na literatura acadêmica o termo business model surge pela primeira vez em 1975, ganhando força a partir dos anos 90, em decorrência dos negócios emergentes das empresas ponto com. Até meados do ano 2006, encontrava-se praticamente ausente de todos os livros mais influentes sobre a estrutura organizacional, estratégia e gestão empresariais. A era digital e o advento da internet permitiram às empresas vivenciarem novas formas de criar valor considerando a possibilidade de atuar em rede e de se beneficiar dos resultados de outros parceiros. Isso expandiu o conceito que deixou de se referir apenas aos negócios no contexto do comércio eletrônico.
As organizações começaram a trabalhar em parcerias, oferecer uma proposição conjunta de valor, construir multicanais em redes de distribuição, obter receitas e lucros oriundos de diferentes fontes.
Consequentemente, as transformações organizacionais acabaram sendo beneficiadas pela agilidade proveniente das novas tecnologias, proporcionando o desenvolvimento de novas formas de criação de valor e de transações comerciais entre empresas que viram suas fronteiras serem ampliadas, contribuindo, assim, para a geração de modelos de negócio inovadores.
Como decorrência desse movimento, o conceito de modelo de negócio foi expandido para além das fronteiras da internet ou do ambiente web, passando a caracterizar uma nova unidade de análise organizacional e identificar como as empresas podem realizar negócios agregando valor para os seus clientes. Atualmente, falar em modelos de negócio é discutir uma forma de melhorar a maneira de realizar negócios sob condições de incerteza.
Pesquisas destacam que modelo de negócio tem sua maior identificação nas áreas de inovação tecnológica, posicionamento estratégico, como criação de valor, vantagem competitiva e desempenho organizacional e tecnologia da informação, especialmente em comércio eletrônico. Podem também ser considerados como elo entre a estratégia, processos organizacionais e sistemas de informação, que facilita a comunicação entre os mesmos e permite compartilhar do conhecimento.
Modelo de negócio não é um plano de negócio ou uma estratégia organizacional. Por um plano de negócio entende-se o documento descritivo que apresenta o estado atual e futuro de uma organização, relata os objetivos de um negócio e as etapas que devem ser cumpridas para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas, possibilitando conduzir o negócio a uma maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo.
A geração de modelos de negócio inovadores representa uma nova fonte de vantagem competitiva, pois pode resultar na criação de valor organizacional e na mudança da
forma de fazer negócio, tornando-se um novo padrão para o surgimento de novos empreendedores de sucesso.
Fonte: Brasil Econômico Versão Impressa
Fonte da imagem: gettyimages
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