Com foco nos negócios, a ferramenta se tornou uma fonte de talentos para os recrutadores
Clarissa Ferreira
Quem não tem, ainda vai tê-lo! As estatísticas nacionais asseguram sobre o crescimento da rede social LinkedIn, os brasileiros já representam 428% dos novos usuários dessa rede. E quem confirma essa aceitação nacional são os profissionais da área de recrutamento e seleção – Já que o LinkedIn apesar de ser uma rede social, tem foco no networking e banco de talentos.
Fundado em 2002, seu objetivo principal era ser uma rede de negócios, mas, aos poucos, ganhou visibilidade de rede social. Hoje o objetivo do LinkedIn é facilitar a procura de profissionais de confiança e qualidade por meio de uma rede de conexões, de forma fácil e intuitiva.
Na opinião da analista de recursos humanos da Dtcom, Luana Woss, essa rede atua como um banco de dados: “O LinkedIn permite o intercâmbio por meio de grupos, assuntos, experiências e empresas. É uma ótima ferramenta tendo em vista a facilidade para obter informações”.
Visão do recrutador
Atualmente, o LinkedIn atua como um banco de talentos para os recrutadores, pois possui mais de 120 milhões de profissionais conectados. Para Luana Woss, o LinkedIn se tornou um facilitador das etapas do processo seletivo: “Faço busca por experiência e cargos exercidos. Num segundo momento, realizo a análise do currículo. Por último, verifico se o candidato é contato de primeiro, segundo ou terceiro grau com a finalidade de tirar referência”. Luana comenta que, além desses quesitos e dos aqui já mencionados, observa a participação dos usuários em fóruns de discussões e a qualidade das opiniões apresentadas.
A orientação da analista é manter um perfil bem descrito, com o máximo de informações possíveis, isso ajudará o recrutador no momento da busca. “O profissional que está à procura de uma nova oportunidade deve apresentar seus diferenciais, expor os projetos desenvolvidos, reduções de custos na organização, dentre outras atividades, isso é muito importante no preenchimento do currículo. Quando analiso um perfil muito básico ou até mesmo “pobre”, interpreto como uma falta de interesse. Atualmente o conceito de currículo muito enxuto está ultrapassado. É preciso investir no marketing pessoal”, ressalta a analista.
A consultora em mídias sociais e palestrante, Fernanda Musardo, alerta que no perfil do LinkedIn não pode faltar nada. Ela ressalta a necessidade de expor as principais experiências profissionais e de formação – criar conexões com empresas e pessoas estratégicas, também é um boa. “Pense sempre no âmbito profissional”, sugere. Outra orientação é participar ativamente de grupos de discussões sobre o mercado em que está inserido, ou em que gostaria de estar, e nunca deixar o perfil abandonado.
Para ser notado nessa rede, não há uma fórmula secreta. “Existe um reflexo da sua vida profissional. Manter o perfil atualizado, postar informações relevantes, e deixar explícito de maneira clara seus objetivos facilita ser encontrado em qualquer rede”, explica.
Apesar de facilitar o recrutamento e seleção, os profissionais que realizam o cadastro no LinkedIn devem ficar atentos a alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de preencher o perfil:
Foto para o perfil: lembre-se de que o site é focado em contatos profissionais. Evite fotos com roupas esportivas ou com poses muito extravagantes, prefira fotos mais formais e profissionais.
Grafia das palavras: como o LinkedIn é um currículo online ele deve estar bem escrito, sem erros ortográficos.
Letras maiúsculas: evite escrever textos com letras maiúsculas, pois dão a impressão de que você está “gritando” e, certamente, essa não é sua intenção. Além disso, o uso excessivo delas na descrição de cargos e/ou funções prejudica a análise do currículo.
Convites: outro item importante do LinkedIn é a cautela que se deve ter com sua rede de contatos. É preciso ter critério na hora de convidar ou aceitar convites.
Mentiras: seja sempre honesto e sincero no seu perfil. Não esqueça que várias pessoas que têm contato com você poderão acessar o seu perfil.
Texto perfil: mantenha seu perfil sempre atualizado. Seja objetivo, direto, não use termos habituais e tente descrever-se de forma simples, franca e autêntica.
Fonte: Revista Competência
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