Aqui estão doze lições que você deve lembrar toda vez que tiver de conversar com alguém da equipe que está fazendo algo errado.
1. Identifique o comportamento que você quer criticar. Direcione a crítica para a ação, não para a pessoa.
2. Torne a crítica específica. E não diga “você sempre esquece os prazos de entrega”, mas sim “você perdeu o prazo de 15 de maio para a entrega do relatório”.
3. Esteja certo de que o comportamento a ser criticado pode ser mudado. Sotaques e outras coisas nem sempre podem ser modificados.
4. Utilize “eu” e “nós” para demonstrar que também quer resolver o problema, o que é muito mais produtivo do que ameaçar.
5. Esteja certo de que a outra pessoa compreende o motivo da crítica.
6. Não enrole. Seja prático e gentil, sem discursos.
7. Ofereça incentivos para mudanças de atitude. Ofereça ajuda para a pessoa corrigir seu problema.
8. Não faça uma voz sarcástica ou com raiva. Ambas são improdutivas.
9. Mostre à pessoa que você entende seu sentimento.
10. Se você decidiu escrever a crítica, acalme-se antes de começar a escrever o memorando. E saiba que só a pessoa deve ler o que você escreveu.
11. Comece falando algo positivo.
12. No final, reafirme seu apoio e segurança na pessoa.
Fonte: Revista Liderança
Site: http://www.lideraonline.com.br/
Fonte da imagem: gettyimages
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