O Empreendedorismo e a Tomada de Decisão
O novo contexto mercadológico de competição está revolucionando as estratégias empresariais, realizando transformações nas empresas, sendo estas, não somente, nos valores e crenças, mas também na tecnologia, estrutura e comportamento organizacional.
Todas essas transformações são crescentes e intensificam a necessidade de competência e senso de direção (aonde se quer chegar). Com a globalização a ação humana nas organizações é considerada como diretriz de evolução empresarial, se tornando fundamental para “tomada de decisão“.
Nesta ação, é importante ressaltar dois verbos, são eles, o “fazer“ e o “agir“, que estão diretamente integrados em prol de resultados positivos de acordo com o planejamento. Onde o “fazer" diz respeito à competência e o "agir" à conduta do profissional. Assim, o ser humano é caracterizado como um fator de competitividade permanente em uma organização.
A tomada de decisão é um dos comportamentos que compõe as características do empreendedor. E esta característica é fundamental para ampliar seus esforços dentro da percepção do negócio, mercado e competitividade. No entanto, é cada vez mais corriqueiro que, o empreendedor tenha dificuldades em relação a este comportamento, por diversos motivos. Considero o mais relevante o domínio interno do negócio, a preocupação com o fluxo de operações, com os processos internos e a comunicação, focado nestes pontos o empreendedor deixa para segundo plano o fator externo (concorrentes, clientes, tendência, tecnologia...), dificultando a tomada de decisão por falta de informações no contexto geral em que se enquadra.
O empresário que precisa tomar uma decisão de investimento em inovação de produtos/serviços, ampliação do seu quadro operacional devido ao aumento da demanda, adaptação a nova realidade do mercado, modificação de seus processos devido a novas tendências, ou numa negociação com fornecedores e acaba perdendo uma excelente oportunidade de ganho ou lucro porque no momento de tomada de decisão ele opta pela indecisão, adotando um comportamento passivo. E sabemos que, o mercado não perdoa quem não toma as decisões certas, nas horas certas.
É de fundamental importância o empreendedor estar ‘antenado’ as informações internas e externas em geral para que não perca nenhuma oportunidade por falta de ação (fazer acontecer) na tomada de decisão. Enfim, #FicaDica - A capacidade de tomar decisões firmes, claras e no tempo certo é uma importante característica do empreendedor, que deseja ser competitivo em um mercado altamente mutável.
Fred Liberato
Orientador e Gestor Empresarial
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