Por Rafael Mauricio Menshhein
Os estudos de comportamento do consumidor sempre estão alinhados com a psicologia, cada fator trata de estudar e compreender hábitos, crenças, atitudes e demais variáveis que pertencem à este campo.
Os estudos de comportamento do consumidor sempre estão alinhados com a psicologia, cada fator trata de estudar e compreender hábitos, crenças, atitudes e demais variáveis que pertencem à este campo.
Dentro do Marketing o estudo do comportamento do consumidor é um dos principais fatores que leva a disponibilizar produtos e serviços, a conhecer melhor os desejos e necessidades de cada segmento e até mesmo os nichos de mercado.
Alinhar as estratégias com base nos estudos realizados com pessoas é importante, cada indivíduo têm um pensamento, uma forma de agir, mas que se assemelha a um grupo, permitindo que produtos e serviços atendam um número maior de consumidores.
A psicologia deve ser utilizada para compreender profundamente pontos como:
Modo de pensar do cliente: através das pesquisas podem ser coletados dados muito importantes, cada faixa etária possui uma forma de pensar, cada classe social têm desejos e necessidades diferentes, dentro das organizações cada colaborador é, também, um cliente com idéias próprias e possui desejos e necessidades específicos;
Comportamento: cada indivíduo possui um comportamento diferente em diferentes momentos, ao estar sozinho, acompanhado ou em meio a multidão, mas há padrões que determinam suas necessidades, seus desejos e motivos para que esteja inserido em um grupo;
Hábitos e costumes: todas as pessoas têm seus hábitos, para as organizações é fundamental compreender da melhor maneira possível a forma ideal de se aproximar, de se comunicar e fidelizar o cliente, por meio de pesquisas podem ser descobertos fatores que influenciarão o relacionamento e permitirão que o atendimento seja adequado ao momento;
Desejos e necessidades: a cada momento as pessoas sentem desejos e necessidades diferentes, na maioria dos casos há sempre um produto ou serviços para atender o desejo ou necessidade específico, conhecendo-se melhor este momento há uma grande oportunidade de elaborar produtos e serviços que estejam disponíveis para o consumidor na hora e da forma exata.
A psicologia auxilia na compreensão mais aprofundada do consumidor, as pesquisas apontam os pontos mais relevantes e que podem ser aplicados para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente.
Também vale lembrar que o cliente sempre busca produtos e serviços que preencham por completo suas necessidades ou desejos, mas que sempre haverá um novo nível a ser alcançado pelas organizações, e com isso acompanhar a concorrência e o mercado torna-se fundamental.
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br
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