Por Rafael Mauricio Menshhein
Utilizar um blog como ferramenta de Marketing é, hoje em dia, natural, mas a forma como esta ferramenta é empregada pode gerar dúvidas e questionamentos, mas quando seus objetivos são traçados claramente, esta ferramenta de comunicação torna-se imprescindível e traz vantagens para a organização.
Utilizar um blog como ferramenta de Marketing é, hoje em dia, natural, mas a forma como esta ferramenta é empregada pode gerar dúvidas e questionamentos, mas quando seus objetivos são traçados claramente, esta ferramenta de comunicação torna-se imprescindível e traz vantagens para a organização.
Há pouco tempo os blogs foram inseridos como uma nova ferramenta de comunicação pelas organizações, a percepção do alcance, da troca de informações e do poder que um blog têm no mundo foram os motivadores para que inúmeras organizações criassem os seus.
Ainda assim existem organizações que colocam os blogs nas mãos dos executivos, evitando críticas nos comentários e demonstrando uma empresa infalível, que só produz o que há de melhor e nenhum consumidor ficou insatisfeito.
Logicamente os consumidores insatisfeitos criam seus blogs, debatem suas críticas e com isso atingem um público muito maior do que o blog da própria organização, por um fator muito simples, o consumidor busca informações com pessoas que já conhecem o produto e tomam a opinião de amigos para decidir adquirir ou não o produto ou serviço.
Mas também existem casos onde o blog é realmente valorizado, criando um canal de comunicação simples, direto e rápido, trazendo o consumidor para “dentro” da organização e transformando-se em uma grande fonte de informações.
Permitir que o blog seja uma grande fonte de pesquisas é um dos passos mais importantes para as organizações, imaginar que o público não quer participar do processo de desenvolvimento de novos produtos é uma utopia e aponta uma visão distorcida do mercado.
Um dos blogs que atinge seus objetivos é o blog do Pimentel, criado com o objetivo de ampliar o alcance da comunicação entre a Nextel e o seu consumidor.
No próprio blog há uma frase que indica claramente seus objetivos, passar ao consumidor as informações que a propaganda não passa, demonstrando que a maior preocupação da Nextel é informar corretamente seus consumidores e receber mensagens com a opinião correta e verdadeira, melhorando continuamente seus produtos.
Ainda existe um grande percurso a percorrer com relação aos blogs, especialmente as empresas, pois a comunicação com seus clientes é fundamental, ninguém adquire um produto que não houve falar ou enxerga em uma prateleira.
O blog traz a agilidade da internet associada a recepção de mensagens, independente de seu conteúdo, é evidente que o consumidor fiel sempre quer um produto prefeito, que lhe atenda aos desejos e satisfaça-o de forma plena, desta forma é muito sábio aceitar as opiniões de quem realmente determina o sucesso de um produto.
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br
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