Advertisement

Responsive Advertisement

Série SEU NEGÓCIO - Ponto de Equilíbrio (re-postagem)

Você, como empresário ou gestor de uma empresa, sabe quanto a sua empresa deve vender todos os meses para não ter prejuízo? O valor das vendas que leva a empresa a essa situação chama-se ponto de equilíbrio e trata-se de um importante conceito para a gestão de uma empresa, pois a partir dele, o gestor da empresa pode saber se a sua empresa apresenta lucro ou não e estabelecer as metas necessárias para atingir o resultado desejado.


Mas como calcular?



Em primeiro lugar é preciso relacionar todos os custos que a empresa possui e depois classificá-los em fixos e variáveis.


O grande cuidado nesse momento é não errar na classificação. Fixos são aqueles que independem das vendas, não estando relacionados ao faturamento da empresa, já o variáveis são aqueles que só existem quando ocorrem as vendas.


Após classificar, devemos encontrar o total do custo fixo e do variável e, para esse último, devemos verificar a proporção, ou seja, o percentual que ele representa das vendas. Para isso para basta dividir do total do Custo Variável pelo total das Vendas em determinado período. Do resultado dessa conta, encontraremos um índice.


Depois devemos fazer a seguinte conta: 1 menos o índice encontrado anteriormente e termos um novo índice, que utilizaremos no cálculo. Para calcular o ponto de equilíbrio, basta dividir o valor do Custo Fixo Total pelo último índice encontrado e teremos o valor das vendas que deixará a empresa no Ponto de Equilíbrio.



Vamos a um exemplo:



Total do Custo Fixo: 2.000,00
Total do Custo Variável: 6.000,00 para o volume de vendas a seguir
Total das Vendas: 10.000,00
Percentual do Custo Variável: 6.000,00/10.000,00 = 0,60
Índice: 1 – 0,06 = 0,04 (também chamado de margem de contribuição)
Ponto de Equilíbrio = Custo Fixo / índice
Ponto de Equilíbrio = 2.000,00 / 0,40 = 5.000,00



Essa empresa precisaria vender no mínimo 5.000,00 para empatar. Esse é o valor do PE e demonstra que ela está vendendo bem acima do PE, nesse caso, o dobro.



Agora se sua empresa está vendendo abaixo do ponto de equilíbrio, restam-lhe algumas providências: mudar as estratégias ou buscar novos mercados para ampliar as vendas, recalcular o preço de venda ou diminuir os custos ou ainda tudo isso ao mesmo tempo.

*Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios, 10 de Março de 2006.

Postar um comentário

0 Comentários