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O Site da Minha Empresa

por Ivan F. Cesar

Muitos empresários e profissionais liberais gostariam de estar na Internet, mas, na maioria dos casos, não sabem muito bem por que e nem mesmo sabem a diferença entre um Site, uma Home Page e uma Página.

Esse fato é perfeitamente normal e compreensível, uma vez que esses profissionais não possuem formação ou maiores conhecimentos técnicos nessa área. Para aqueles que já estão na Internet, vemos muitas vezes nos seus cartões de visita os termos Home Page ou Página, quando se referem ao endereço de seus sites.Vamos ver a diferença entre esses termos:

SITE => esse é o termo correto para definir aquele conjunto de páginas na Internet onde temos representado o nosso empreendimento. Portanto, aquele endereço que colocamos no cartão de visitas e na papelaria da empresa é o endereço do SITE da empresa. Esse endereço também é conhecido como URL (Uniform Resource Locator).

HOME PAGE => denominação da página inicial de um site. É a página por onde, normalmente, entramos no site.

PÁGINA => todo site é composto por uma ou várias páginas, onde são colocadas as informações e imagens. O conjunto dessas páginas, interligadas por menus de acesso, é que forma o site.

Por que devo ter um site?
Bem, aí vem a pergunta de todo empresário... Porque devo ter um site?

Alguns motivos:

- a Internet é uma ótima ferramenta de divulgação e marketing;
- comunicação e interação com seu público alvo 24 horas por dia, 365 dias por ano, a baixo custo;
- credibilidade (hoje, um possível cliente estranha o fato de uma empresa não ter um site na Internet); e
- crescente (e cada vez mais confiável) canal de vendas.

Custo ou invertimento?

Isso não é mais um custo para o empresário? Não!!!

Sua empresa na Internet, através de um site bem elaborado e divulgado, não é um “custo” e sim um excelente “investimento”!

Quanto vou ter que investir para desenvolver o site da minha empresa?

Isso vai depender de alguns fatores:
- empresa ou profissional contratado;
- tecnologia aplicada ao projeto;
- tamanho do site;
- layout;
- uso de programação e banco de dados;
- etc.

O investimento pode ser progressivo, iniciando com um site mais simples (porém bem elaborado) e aos poucos ir acrescentando novas funcionalidades.

O WebdesignerUm bom projeto de site tem que auxiliar o empresário a atingir os seus objetivos (marketing, vendas, comunicação, etc). Esse é o papel do Webdesigner, profissional que será contratado para desenvolver o projeto e que terá, também, entre outras, a tarefa de assegurar que o site tenha uma boa navegação, estética e usabilidade, tendo sempre em vista o resultado para o usuário.

A vitrine da sua loja diz muito sobre o seu estabelecimento! Um site é a vitrine de sua empresa na Internet. Sites mal diagramados, poluídos, confusos, com conteúdo pobre transmitem uma má impressão da sua empresa e da sua marca.

No projeto de um site existem muitos elementos que precisamos reunir e que precisam estar em sintonia. Por exemplo:

- Layout (desenho da interface);
- Distribuição do conteúdo (arquitetura da informação);
- Identidade Visual;
- Redação;
- Navegação;
- Usabilidade;
- Uso das cores;
- Tipografia;
- Tratamento de imagens;
- etc.

Além dos citados acima, temos sites (como os que realizam vendas on line) que necessitam do desenvolvimento de sistemas (programação) que irão atuar em sintonia com Banco de Dados.

Tudo isso nos mostra a importância da escolha da empresa ou profissional que será o responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site da sua empresa. Cuidado com o famoso “SOBRINHO” !!!! Cuidado, também, com o uso de sites “padronizados”, oferecidos por algumas empresas, onde encontramos interfaces padronizadas e o cliente (empresário) fica responsável pela elaboração das páginas (conteúdo) e manutenção do site. Será que você conseguirá representar corretamente a sua empresa através de um site padronizado? Será que você está preparado para lidar com conteúdo, redação e tratamento de imagens para colocar nas páginas do seu site? Você deseja que o seu site tenha a mesma “cara” de muitos outros sites?

Portanto, pense bem sobre essa alternativa que, aparentemente, exige um investimento menor. Isso pode ser uma armadilha!

Tipos de site
Existem diversos tipos de sites, de acordo com a sua principal aplicação:

- Institucionais;
- Comércio Eletrônico;
- Portais;
- Pessoais;
- Profissionais Autônomos;
- Educação;
- Diversão;
- etc.

Alguns sites podem ter mais de uma atribuição. Por exemplo:

- Site institucional que também presta informações técnicas e possui uma área de vendas (comércio eletrônico).

Os sites também podem ser “estáticos” ou “dinâmicos”.

Podemos ter, também, sites estáticos com elementos dinâmicos inseridos em seu conteúdo.

Site ESTÁTICO: as páginas foram previamente montadas e são atualizadas periodicamente.

Site DINÃMICO: existe um modelo prévio das páginas, mas seu conteúdo é montado dinamicamente (em tempo real). Está associado ao uso de Banco de Dados. Exigem em seu projeto o concurso de um profissional chamado “Desenvolvedor Web” (programador).

Como Obter um Domínio?

Um ”DOMÍNIO” é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet (por exemplo: xxxx.com.br). O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma seqüência grande de números.

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), através do REGISTRO.BR, é a responsável pelo registro dos domínios brasileiros (com terminação .br). O endereço do site para registro de domínios é: http://www.registro.br/

Ao entrar no site você observará um campo para pesquisar se o nome de domínio desejado já existe ou não. Caso o nome esteja disponível, você poderá registrá-lo através do site, no menu “Registro”. Antes do registro você terá que se cadastrar no sistema e receber uma identificação (ID).

O único pagamento será uma taxa anual de R$ 30,00, cujo boleto será encaminhado na época do pagamento para o email cadastrado no sistema.

Veja no site do Registro.br as categorias de domínio existentes e os procedimentos para cada caso.

Hospedagem do Domínio (site)

Após o registro você terá um prazo de até 2 semanas para informar (também através do site Registro.br) os Servidores DNS (principal e secundário) onde esta hospedado o seu domínio, senão este será cancelado.

OBS: Um servidor DNS (Servidor de Nomes de Domínio) é o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

Para hospedar o seu site você terá que contratar os serviços de um “Provedor de Hospedagem”. Após contratar a hospedagem do seu site o Provedor enviará por email os dados dos Servidores DNS para completar o registro do domínio.

Faça uma pesquisa e procure referências para que possa contratar um Provedor de Hospedagem confiável e que, por um preço justo, lhe ofereça um serviço de qualidade, uma boa quantidade de contas de email e ferramentas úteis para a manutenção e controle do seu site. Converse com o profissional contratado para desenvolver o seu site. Em muitos casos, no valor dos serviços já está embutido a consultoria para o registro e hospedagem do site.

Manutenção do Site

De nada adianta um ótimo site na Internet se não for mantido ATUALIZADO!A manutenção de um site deve incluir: atualização, inclusão de novo conteúdo, exclusão e algumas pequenas alterações de projeto.

A manutenção pode ser contratada (terceirizada) ou realizada por profissional da própria empresa. Para ser realizada na empresa (manutenção básica) será necessário um profissional com conhecimentos básicos de HTML (linguagem codificada das páginas), Photoshop (ou outro editor de imagens) e Frontpage / Dreamweaver (softwares de criação/edição de sites).

A manutenção terceirizada pode ser realizada “por demanda” ou através de “contrato de manutenção mensal”. Se seu site tem pouca necessidade de alterações é melhor utilizar a manutenção por demanda.

Lembre-se: um site desatualizado compromete a imagem da empresa e pode lhe causar muitos problemas!

Normalmente, o custo dessa manutenção será um valor bem pequeno, comparável com o seu benefício.

Divulgando o seu site
De nada adiantará um site na Internet se ele não tiver audiência!Muitos empresários acham que basta ter o site ativo e que tudo estará resolvido. Ledo engano!!O bom profissional Web poderá orientá-lo sobre a melhor forma de divulgar o seu site e atrair cada vez mais audiência. Vejamos algumas formas de divulgação:

- Cadastro nos principais mecanismos de busca;
- Webmarketing (email, newsletter, grupos de discussão afins, etc);
- Troca de Links;
- Publicação de informações técnicas na mídia;
- Cartazes e Folders;
- Cartões de Visita;
- Papelaria da Empresa;
- Propaganda na mídia;
- etc.

Marketing de Otimização em Buscadores (MOB) Uma das formas mais eficazes de atrair público qualificado para o seu site é através de um bom posicionamento nos resultados das buscas dos mecanismos de busca mais significativos (como o Google, por exemplo). Para tanto, técnicas de otimização em buscadores precisam ser aplicadas ao projeto do seu site. Esse conjunto de ações irá garantir uma boa colocação do seu site, a médio / longo prazo, nos buscadores. A curto prazo, existem outros recursos, como o Adwords do Google.

statísticas de Acesso

É muito importante ter conhecimento das estatísticas de acesso ao seu site!Isso não quer dizer aqueles horríveis contadores na Home Page!

Inclua a emissão de Relatórios Estatísticos no Contrato de Manutenção do seu site (esses dados são disponibilizados pelos melhores provedores de hospedagem).

Relatórios Estatísticos poderão fornecer importantes dados para a avaliação do site da empresa, como por exemplo:

- nº de visitantes por período;
- nº de páginas visitadas por período;
- tempo de permanência no site;
- como os usuários chegaram ao site;
- quais as páginas mais e menos visitadas;
- quais termos são mais utilizados nos mecanismos de busca;
- etc.

Agora você já tem elementos importantes para poder avaliar o desenvolvimento do site de sua empresa e melhor contratar o profissional responsável pelo projeto e pela manutenção.

Ivan F. Cesar
Webmaster / Webdesigner
Fonte: Portal do Marketing

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