.
As questões são básicas, mas no mínimo vão ajudá-lo a detectar se a empresa está no caminho certo ou não. Veja as possibilidades de resposta no quadro abaixo e some os pontos no final. Quanto mais alto for a pontuação mais inteligente é a maneira como se trabalha na organização.
Pontos
+ 3 é pura verdade
+ 2 é verdade na maioria das vezes
+ 1 é verdade, mas raramente
- 1 é mentira, mas raramente
- 2 é mentira na maioria das vezes
- 3 é sempre mentira
Questões
- Todos os funcionários sabem quem é o publico da empresa e também a melhor maneira de servi-lo?
- A empresa se preocupa em se manter atualizada e evoluir continuamente?
- A maioria dos funcionários está alerta às tendências do mercado e procura estudar o comportamento e as estratégias da concorrência?
- As pessoas têm acesso a todas as informações de que precisam para fazer o trabalho?
- Os métodos e procedimentos da empresa são reavaliados periodicamente. Se há alguma incerteza no ar, a empresa pensa duas vezes antes de agir?
- Para tomar decisões, as pessoas contam com um esquema que lhe permite analisar todas as possibilidades e escolher a melhor?
- Todos os fatores importantes são considerados, e só eles orientam as decisões?
- O processo de tomada de decisão reflete as melhores práticas. Ele é superconhecido e entendido por todos na empresa?
- As empresas levam adiante decisões controversas porque sabem como foram tomadas e como elas servirão à empresa.
- Os conflitos são resolvidos sempre tendo em vista os objetivos da empresa, e não os interesses de quem tem mais poder?
Resultados
Mais de 20. Parabéns. Como essa pontuação, sua empresa está entre as mais inteligentes do mercado. Ela te um estratégia bem-definida, sabe analisar tudo o que está a seu redor e tem agilidade na hora de tomar decisões.
Entre 12 e 20. Sua empresa tem tudo o que é preciso para superar a concorrência. Há mais inteligência nela do que em cerca de 85% do mercado brasileiro.
Entre -3 e 12. Ainda há muito o que melhorar. Sua empresa é apenas mediana e está na linha divisória entre as que fazem o trabalho com brilho e as que tendem a cometer tolices.
Entre -12 e -3. Perdões, mas sua empresa está abaixo da média. A chance de fazer burrada é considerável.
Menos de -12. As decisões nesse tipo de empresa são quase uma obra do acaso. Há muito pouco ou nenhum método. A liderança decepciona. Os funcionários estão perdidos. Lembre-se não convém subestimar a capacidade da burrice de enterrar empresas.
Fonte: The smart Organization, de David Matheson e Jim Matheson, editado pela Harvard Business School Press.
0 Comentários