Advertisement

Responsive Advertisement

Blog: um novo negócio? por Wagner Fontoura

Metade da audiência mundial da internet já é formada por leitores de blogs. Só no Brasil são mais de 10 milhões de visitantes por mês, segundo o Ibope/NetRatings. E os números não param de crescer. A blogosfera tornou-se aqui, a exemplo do que acontece lá fora, um vasto campo de oportunidades para quem tem perfil empreendedor. Há blogueiros já totalmente estabelecidos, frutos de um investimento muito maior de tempo do que de dinheiro.
.
Custa bem pouco criar um blog. E dá para se destacar na chamada blogosfera com atividades relativamente simples, como publicar diariamente textos relacionados a um tema específico, interagir com comunidades de redes sociais e provocar o interesse de outros blogueiros. Aquilo que recentemente surgia como uma espécie de diário virtual tornou-se uma potente ferramenta de comunicação que desperta a atenção das mídias tradicionais na busca pelo novo perfil do leitor-consumidor. Ele normalmente restringe a procura por conteúdo à web. E também deseja interagir, criticar, questionar, obter respostas rápidas. Todas essas demandas são atendidas por um bom blog.
.
No Brasil, a comunidade de blogueiros que fazem da atividade um negócio já encontrou formas variadas de remuneração. Quanto mais criativo e ousado o blogueiro - características típicas de qualquer bom empreendedor -, maiores são as chances de sucesso. Há aqueles que usam as páginas eletrônicas para publicar anúncios. Há quem veicule textos com conteúdo publieditorial. Outros usam seus blogs como instrumento de geração indireta de serviços, como consultoria.
.
Há também outras formas de ganhar dinheiro nesse universo. Existem agências de publicidade especializadas em estratégias de marketing para blogs, sites e redes sociais como Orkut e MySpace. Elas criam oportunidades para os blogs de boa audiência se projetarem a partir da veiculação de campanhas de grandes empresas que já destinam parte da sua verba publicitária para essa nova mídia.
.
É bastante comum encontrar entre os pioneiros da blogosfera brasileira profissionais das mais diversas áreas. São administradores, especialistas em informática e em comunicação, por exemplo, que deixaram seus empregos para dedicar-se a projetos virtuais. Não raro, sua remuneração é igual ou superior à que tinham em suas atividades originais. O salário de um blogueiro profissional pode atingir a cifra de seis dígitos ao ano. Claro, poucos são os que já chegaram lá, mas essa trilha tem sido pavimentada e em breve novas oportunidades surgirão a partir da maior integração dos blogs com outras mídias.
.
Será o surgimento de uma nova profissão? A de blogueiro? O futuro (breve) nos dirá. Enquanto isso, alguns já começam a fazer seu pé de meia com essa que pode ser uma divertida forma de dizer ao mundo quem você é e o que pensa, conectando-se com pessoas ávidas por interagir. E, por que não, consumir? Abaixo, algumas dicas para quem quer começar a blogar:
.
  1. Diretório de blogs: http://www.blogblogs.com.br
  2. Editor de blogs: http://www.wordpress.com
  3. Diretório de posts: http://www.ueba.com.br
  4. Comunidade de blogs: http://www.secundum.com.br
  5. Agência de publicidade especializada na internet: http://www.riot.com.br
  6. Blogs que ensinam a blogar:

*Wagner Fontoura é blogueiro profissional e estrategista de marketing para mídias sociais, autor do blog http://boombust.hitechlive.com.br, sobre o empreendedorismo na blogosfera, sócio da rede de blogs http://hitechlive.com.br e fundador do blog coletivo http://nossavia.com.br.

.


.

Fonte: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1682343-2991,00.html

Postar um comentário

0 Comentários