Advertisement

Responsive Advertisement

O Que é Holocracia?

Autor: Samara Teixeira

A Holocracia é um sistema que abre mão de hierarquia e dos chefes, este método propõe que as pessoas sejam escolhidas para determinadas funções aliando suas aptidões com as necessidades da empesa.

Segundo Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas, a ideia é estruturar a companhia para funcionar em círculos semi-independentes que interagem uns com os outros.

“Entre esses círculos, pode haver alguns voltados para a implementação de projetos, outros para administração, vendas, contabilidade e assim por diante. Cada círculo pode criar suas políticas, mas deve fazer o possível para cumprir as metas combinadas com os outros círculos”, explica Ferraz.

Onde a holocracia começou?

De acordo com Ferraz, o criador é um ex-empreendedor de tecnologia chamado Brian Robertson, mas o principal exemplo é a empresa americana de comércio eletrônico Zappos, cujo CEO Tony Hsieh começou a adotar o método em agosto de 2013 em todos os departamentos envolvendo seus 1.500 funcionários colaboradores.

Quais são as vantagens e desvantagens deste modelo?

Para Eduardo as vantagens são uma autonomia e uma responsabilidade muito maior a cada pessoa, em princípio motivando cada um a dar o máximo de si e tomadas de decisões rápidas.

“A principal desvantagem é que é muito difícil ser implementada em grandes corporações, pois exige extrema maturidade de todos os profissionais envolvidos. É difícil de ser entendida e apoiada por todos, a cultura de uma hierarquia clássica com chefes e subordinados é muito forte e muitos não se adaptam”, conclui.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários