6 Dicas Para Fugir do Estresse do Trabalho

Pesquisas apontam o trabalhador brasileiro como um dos mais estressados do mundo

Pressão por resultados, entregas em prazos curtos, longas jornadas de trabalho, reuniões intermináveis, chefe chato, falta de reconhecimento. A lista de motivos que podem deixar um profissional estressado é enorme. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half em 2013, o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo. O motivo principal é o excesso da carga de trabalho, que traz fadiga mental, mudança de humor, alteração de peso e sono pouco repousante.

A pesquisa foi feita em 13 países com diretores de grandes empresas. No Brasil, 42% dos entrevistados afirmaram que os funcionários sofrem de estresse e ansiedade, número acima da média mundial, que é de 11%. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país fica em segundo lugar, atrás apenas do Japão.

Nesta terça-feira (23/09), Dia Mundial de Combate ao Estresse, Época NEGÓCIOS conversou com o especialista em gestão do tempo e produtividade Christian Barbosa para tentar entender os motivos, os efeitos e as soluções para algo que tem tirado o sono, literalmente, dos executivos.

Para Barbosa, existem três motivos que transformam a população brasileira em uma das mais estressadas do mundo: o trabalhador brasileiro deixa tudo para a última hora e, quanto maior o número de tarefas atrasadas, maior o estresse. O brasileiro tem de lidar com a imprevisibilidade da economia, o que faz com que as empresas mudem de prioridades muitas vezes e pode levar a cortes e demissões. A maioria dos moradores do país tem de conviver com fatores externos estressantes, como o trânsito, a falta de segurança pública, um sistema de saúde pública precário, entre outros.

Para identificar se você faz parte do grupo dos estressados, Barbosa sugere que o profissional analise a qualidade do trabalho realizado recentemente e a saúde. Um dos primeiros sintomas do estresse é um aumento do volume de erros cometidos no dia a dia. "Se ele é crônico, passa a afetar o sistema imunológico – o profissional começa a sentir fortes dores de cabeça com mais frequência, o colesterol aumenta etc. Alguns casos levam à síndrome do pânico e até depressão. Mas o sintoma mais claro do estresse é quando a pessoa deixa de ter tempo para si.”

Parte da solução para o estresse é investir no lazer. “Faça coisas para distrair, coisas que você gosta. Tem que achar algo que, quando você estiver fazendo, esqueça de tudo – uma válvula de escape. Outra dica é se alimentar bem e comer alimentos saudáveis”, afirma.

Veja abaixo algumas dicas de Christian Barbosa para combater o estresse:

1. Descubra como você utiliza seu tempo - Saber a forma como você usa o seu tempo ajudará na hora de se planejar. Faça uma lista de atividades que precisa executar no dia e calcule a duração de cada tarefa para checar se dá tempo de fazer tudo. Ordene a sequência de execução e trabalhe focado nesta lista.

2. Planeje-se! – Tenha mais tempo para a vida pessoal e priorize aquilo que você quer. Para isso, planeje sua semana com antecedência, veja o que pode gerar urgências e crie atividades de prevenção.

3. Use uma agenda – Anotar suas obrigações faz com que você tire as pendências da cabeça e as centralize em um lugar confiável. Utilize essa ferramenta para se planejar e antecipar seus problemas.

4. Limite seu horário de trabalho – Muitas vezes precisamos de horas extras para conseguir cumprir todas as prioridades do dia. Isso acontece porque sabemos que temos esse tempo adicional. Se fosse uma obrigação sair exatamente no seu horário, com certeza você seria mais centrado e por consequência mais produtivo. Experimente criar esses “limitadores”.

5. Ache um hobby – Descubra algo que gosta de fazer e priorize na sua agenda.

6. Organize seu local de trabalho - Estima-se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações. Isso é muito tempo perdido.


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