5 Dicas Para Usar a Emoção na Construção de Uma Equipe Vencedora

Conhecer seus próprios sentimentos para motivar a equipe é essencial na criação de um time de sucesso 

Para ser um grande líder de uma equipe de negócios, você têm que conhecer a si mesmo e saber quais são os pontos fortes e fracos do seu time. Além disso, é importante saber que, em alguns momentos, você terá que ser flexível e arriscar sem medo. Já em outros, você deverá ser conservador e pensar muito antes de qualquer decisão.

Confira abaixo cinco estratégias da psicóloga e colaboradora do Entrepreneur, Sherrie Campbell, para quem deseja se tornar um líder eficaz e admirado pela equipe:

1. Conheça suas próprias emoções

Um líder deve analisar a si mesmo e identificar seus pontos fortes e fracos. É conhecendo suas proprias emoções que ele será capaz de gerenciar o negócio em momentos de crise e controlar as emoções da sua equipe.

2. Use a mente para controlar os sentimentos

Nos momentos de crise, até mesmo as pessoas mais racionais são tomadas pela emoção e perdem a capacidade de pensar com clareza. Mas, líderes poderosos entendem o poder dos sentimentos e, em meio a conflitos, mantêm a tranquilidade e a presença de espírito.

Para conseguir gerenciar as crises como um líder, exponha-se aos conflitos. É assim que você aprenderá a trabalhar com as próprias emoções.

3. Compreenda os sentimentos dos outros

As emoções seguem padrões lógicos. Geralmente sobem, atingem seu ápice e caem. Se sua equipe se deixar levar pela emoção, permita que se seus funcionários se acalmem e recuperem a compostura sozinhos. Dê um tempo à eles antes de entrar em cena.

Apenas se a situação perder o controle, você deve interferir.

4. Use emoção para motivar a equipe

Uma maneira de motivar seus funcionários é oferecendo recompensas no final de uma vitória ou fechamento de venda. Mas para garantir a motivação contínua, certifique-se de seguir com as promessas oferecidas. Caso contrário, você terá motivado a equipe para conseguir a recompensa, porém vai chatear o grupo por não seguir com o prometido.

5. Use os sentimentos para levantar a moral do time

Envolva sua equipe em uma causa. Deixe seus funcionários saberem o quão importante eles são para alcançar a meta desejada. Para desenvolver o trabalho em equipe, divida os funcionários em grupos independentes, para que consigam trabalhar por conta própria, durante alguma ausência do líder.

E lembre-se: para a construção de uma equipe vencedora é necessário gerenciar a si mesmo e aos outros de forma intuitiva e inteligente. Isso vai exigir autocontrole! Quanto mais um líder sabe sobre a emoção, mais ele será capaz de guiar, inspirar e motivar os outros.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More