Advertisement

Responsive Advertisement

Ser um EXEMPLO é fundamental para a Liderança Integral

Autor: Roni Silva

Sabe-se que para ser um bom líder é preciso de diversas competências para exercer a a função com excelência, entre estas atribuições fundamentais, destaca-se o “ser exemplo”. A liderança como ato de encabeçar equipes exige que a pessoa que ocupe o posto, inspire e seja guia tanto em suas ações como em seu comportamento.

Com gerações cada vez mais diferentes entrando no mercado de trabalho faz-se necessário um novo perfil de líderes, de pessoas que gerenciam equipes com seu exemplo, o exemplo faz com que as pessoas ao redor parem para observar e tomem boas atitudes como referencial. Um bom líder deve acolher sua equipe, ele pode não ser o dono de toda e qualquer informação, mas sabe aonde encontrar, sabe delegar de maneira com que cada um chegue a excelência. 

Waleska Farias, Coach e Consultora de Carreira e Imagem afirma: “ O exemplo conquista seguidores. Precisamos de líderes que estejam dispostos a desenvolver pessoas, que sejam úteis para sua equipe, e que tenham bom comportamento, afinal se a palavra ilustra o exemplo mostra. O líder deve saber que o que ele faz deve ecoar de maneira positiva nas pessoas ao redor.
Liderança Integral?

Waleska salienta também que um líder não é apenas aquele que lidera equipes, mas aquele que é gestor de si próprio em todos os âmbitos, pois para atingir a liderança integral é necessário agir como líderes, tomar as rédeas da vida em todo e qualquer lugar. Um líder integral também sabe como deve criticar, sabe que críticas são aceitas de melhor forma quando o apontamento de erros também traz sugestões de melhora, isso faz um líder ser diferente.

Encontrar líderes que sejam exemplos e que sejam inspiradores está cada vez mais difícil segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de gestão de negócios e recursos humanos Kienbaum, 63% dos executivos de alta administração das organizações consultadas acreditam que há carência de líderes em suas empresas. A pesquisa ainda constatou que 85% dos profissionais que estão em posição de liderança não possuem as competências necessárias liderar de forma integral.


Fonte: MSN EMPREGO
Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários