Marketing Pessoal é Peça-Chave Para o Sucesso

Comunicação é uma habilidade fundamental

Redação, 

Elaborar um currículo. Participar de uma entrevista de emprego. Vender um produto ou serviço a um cliente. Apresentar uma nova ideia ou projeto ao chefe. Esses desafios fazem parte da rotina de quem busca uma colocação ou maior destaque no mercado de trabalho. E, em todos eles, o marketing pessoal pode fazer a diferença.

Em resumo, o marketing pessoal consiste em vender uma imagem de si mesmo, influenciando outras pessoas a comprar produtos, serviços ou ideias. Na prática, de acordo com a especialista em Coaching para o Sucesso, Fabiana Koch, do Fique Bem Coaching e Evolução Humana, o marketing pessoal nada mais é que a nossa própria marca. “Vivemos em uma sociedade frenética. O conhecimento e a informação estão ao alcance de todos. Temos oportunidades iguais e, assim, mais competição. Por isso, é preciso se destacar, investir nos relacionamentos e estar próximo de pessoas que possam contribuir para o nosso sucesso”, afirma.

O primeiro passo para promover a própria marca é investir na imagem pessoal. “Você é o seu cartão de visitas”, afirma Fabiana. A aparência inicial, também chamada de primeira impressão, é o que vai dar chances maiores de estabelecer relações de sucesso, seja na vida pessoal ou no ambiente corporativo. Por isso, a especialista destaca a importância de cuidados extras na apresentação pessoal, como roupas adequadas ao tipo de ocasião ou empresa em questão.

A atenção também deve ser redobrada no momento de elaborar um currículo. “Com ele, você se apresenta ao outro. Então, é a oportunidade de causar uma boa impressão. É importante ser verdadeiro”, lembra. Outro detalhe importante é estar atento ao que você demonstra ser nas redes sociais. “Muitos gestores quando se interessam por um currículo pesquisam sobre o candidato nas mídias sociais dele. É importante ter uma boa imagem na internet”, alerta.

Comunicação é outra habilidade fundamental. “Não é preciso falar muito, nem pouco. Mas, é preciso se comunicar bem, com clareza, e falar algo que irá gerar contribuição”, resume.

Dicas para melhorar a imagem pessoal:

- Pesquise sobre a cultura da empresa que você irá trabalhar ou visitar;
- Separe no guarda-roupa as roupas de trabalhar e de fim de semana;
- Use e abuse das cores azul, verde e violeta. Esses tons expressam harmonia e paz;
- Cuidado redobrado com hálito, perfume excessivo e desodorante;
- Elabore um currículo claro, objetivo e verdadeiro;
- Cuidado com o que posta nas mídias sociais. Esse conteúdo diz muito sobre quem você realmente é;
- Desenvolva a habilidade de se comunicar bem;
- Compartilhe seus conhecimentos e tenha iniciativa;
- Pratique a humildade;
- Seja otimista, resiliente e paciente ;
- Deixe de lado o imediatismo e a ansiedade.


Fonte da imagem: clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More